terça-feira, 30 de junho de 2015

Países emergentes são chamados à ação imediata diante do desafio do envelhecimento populacional

Especialistas internacionais reiteraram hoje, 30 de junho, a premência para que os mercados emergentes recorram a medidas de enfrentamento aos desafios postos pelo rápido envelhecimento de suas populações. O primeiro chamado ocorreu em janeiro, durante o Simpósio de Mercados Emergentes (Emerging Markets Symposium - EMS) - uma iniciativa anual do Green Templeton College, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que visa debater questões sobre o bem estar nos mercados emergentes.
No Parlamento Inglês, o House of Lords, durante o lançamento do relatório “Ageing in Emerging Markets”, resultante do Simpósio, especialistas falaram sobre o envelhecimento em mercados emergentes. O anfitrião do evento foi o coordenador do Comitê do Simpósio, H. E. Shaukat Aziz, juntamente com a Baronesa Goudie, participante regular do Simpósio. Para o lançamento do relatório foram convidados como palestrantes: Sir John Grimley Evans, professor emérito de Geratologia Clínica da Universidade de Oxford; Alexandre Kalache, co-presidente da Aliança Global de International Longevity Centres e Alexandre Sidorenko, ex-coordenador do Programa de Envelhecimento da Organização das Nações Unidas.

O relatório “Ageing in Emerging Markets” traz a público importantes reflexões sobre o novo conjunto de demandas de produtos e serviços, políticas públicas e legislações, projetos e ações decorrentes do expressivo aumento do número de pessoas idosas e suas especificidades.

A discussão do tema “envelhecimento” recebeu contribuição significativa de Alexandre Kalache, permeando o relatório com conceitos fundadores da produção teórica mais atual. Em sua apresentação Kalache pontuou que “os países desenvolvidos primeiro se tornaram ricos e depois envelheceram. Países como o Brasil estão envelhecendo muito rápido, ao mesmo tempo em que lidam com desafios do desenvolvimento permeado por extrema desigualdade social”.

Todo ano, o Simpósio de Mercados Emergentes reúne lideranças e autoridades influentes, representantes de governos, setores público e privado e a academia. Os Simpósios anteriores abordaram Saúde (2009); Urbanização, Saúde e Segurança Humana (2011); Ensino Superior (2012); Desigualdades de Gênero (2013) e Saúde Materno-Infantil (2014).

3 comentários:

  1. Como presidente da Associação Brasileira de Psicologia Aplicada ABRAPA quero ressaltar a importancia de se levar informes às escolas de 1º grau. Ai se formam cidadãos pois temos a tristeza de encontrar muitas pessoas que NÂO se interessam pelo ENVELHECIMENTO e ainda apresentam atitude preconceituosa e até hostil!
    Tod 3ªf temos desde 2003 progrma às 07h20 na www.radioriodejaneiro.am.br onde debatemos com o ancora da Radio temas pertinbentes ao ENVELHEIMENTO e Relacionamento entre Gerações.
    Vamos levar o Estatuto do Idoso a todas as Escolas públicas pois o art. 22 é claro. Voltaremos ao tema. Parabéns a todos os envolvidos neste Relatório.

    ResponderExcluir
  2. Como presidente da Associação Brasileira de Psicologia Aplicada ABRAPA quero ressaltar a importancia de se levar informes às escolas de 1º grau. Ai se formam cidadãos pois temos a tristeza de encontrar muitas pessoas que NÂO se interessam pelo ENVELHECIMENTO e ainda apresentam atitude preconceituosa e até hostil!
    Tod 3ªf temos desde 2003 progrma às 07h20 na www.radioriodejaneiro.am.br onde debatemos com o ancora da Radio temas pertinbentes ao ENVELHEIMENTO e Relacionamento entre Gerações.
    Vamos levar o Estatuto do Idoso a todas as Escolas públicas pois o art. 22 é claro. Voltaremos ao tema. Parabéns a todos os envolvidos neste Relatório.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, Dina, pelas suas importantes considerações sobre o tema do envelhecimento e a necessidade de que seja de conhecimento de estudantes, conforme inscrito no Estatuto do Idoso. Parabéns pela sua iniciativa e votos de que alcance todas as conquistas que muito contribuirão para a nossa sociedade.

    ResponderExcluir