quarta-feira, 3 de junho de 2015

Encontro amplia cooperação entre ILC e Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

As iniciativas conjuntas na área do envelhecimento datam da inauguração do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) e do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) – vinculado ao Instituto Vital Brazil, quando os dois Centros passaram a trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da população idosa e da saúde do idoso. Cada Centro atua de acordo com sua missão, tendo diversas interseções e projetos em cooperação.
 
No dia 2 de junho, ILC-BR e Cepe/IVB participaram de reunião com o Secretário Felipe Peixoto para discutirem novos projetos conjuntos e a ampliação de iniciativas que produzam avanços para as questões do envelhecimento populacional no Estado do Rio de Janeiro.
 
Além do Secretário, estavam presentes Antonio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil, Thelma Rezende, coordenadora geral do Cepe, Silvia Costa, diretora executiva do ILC-BR e Alexandre Kalache, presidente do ILC-BR e co-presidente da Aliança Global de ILCs.
 
Entre as principais realizações do ILC-BR apresentadas por Alexandre Kalache, a iniciativa “Cidade Amiga do Idoso” foi apreciada pelo Secretário Felipe Peixoto como um projeto a ser aplicado ao Estado do Rio de Janeiro, voltados aos objetivos estaduais para o envelhecimento populacional. O Secretário orientou a equipe no sentido de agendar uma apresentação do projeto à Primeira Dama do estado, que muito se interessa por ações garantidoras dos direitos de cidadania.
 
Outra grande frente de cooperação acordada por todos refere-se à realização da terceira edição do Fórum Internacional de Longevidade, sediado no Rio de Janeiro, e à apresentação do Governo Estadual aos cerca de 30 experts estrangeiros participantes.
 
O Secretário Felipe Peixoto identificou a oportunidade para que os princípios do enfoque “Amigo do Idoso” façam parte da revitalização do Hospital Estadual Eduardo Rabelo, como unidade voltada ao idoso, para torná-la um “Hospital Amigo do Idoso”. Alexandre Kalache saudou a ideia que contará com sua experiência nessa área em dez hospitais de rede privada e pública, em São Paulo, além de sugerir um convite à participação do médico Egídio Dorea, Conselheiro do ILC-BR, que conduz várias iniciativas no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário