sexta-feira, 29 de maio de 2015

Melhor produção e novas perspectivas em Geriatria e Gerontologia - debate na UFF

Uma apresentação teatral poética deu o tom da abertura dos três dias de trabalho interdisciplinar sobre geriatria e gerontologia. No primeiro dia do XI Encontro Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia, os integrantes do Centro de Referência em Atenção à Saúde do Idoso (Crasi) brilharam no número dramático e musical dedicado a uma platéia interessada em longevidade e saúde das pessoas idosas.
 
A médica geriatra, professora na UFF e doutora em neurologia, Yolanda Boechat, com o médico e gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) e co-presidente da Aliança Global de ILCs.
A abertura oficial coube a Alexandre Kalache, com a palestra “A cultura do cuidado em respeito à Revolução da Longevidade”, às 19h, do dia 28 de maio, no Hospital Universitário Antonio Pedro, em Niterói. A palestra também foi envolvida pela poesia de quem olha o envelhecimento de maneira positiva e carinhosa, cheia de reminiscências sobre os idosos da família. Em especial, no caso de Alexandre Kalache, mulheres idosas da família – a mãe, as avós, tia, madrinha e a babá. O misto de fala teórica e afeto conquistou a todos, motivando a aproximação das pessoas ao final da palestra, para compartilhar suas histórias particulares e profissionais.
 
O evento foi uma iniciativa da Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar, da Faculdade de Medicina / Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio, com o apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

A equipe de organização do evento foi liderada por Yolanda Boechat, médica geriatra, professora na UFF e doutora em neurologia, e Vilma Duarte Camara, médica neurologista, doutora em neurologia e professora aposentada da UFF. Entre as muitas realizações de Vilma Camara, estão a implantação da pós-graduação em geriatria e gerontologia, em 1994, e da disciplina de geriatria na UFF, em 1996. A partir de 1998, a professora Vilma e a sua equipe se dedicam a atendimentos ao idoso e à promoção de internato, residência, monotoria, cursos de extensão e de pós-graduação.

Programa completo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário