segunda-feira, 18 de maio de 2015

Mais idosos e menos crianças em países da União Europeia

O recém lançado Relatório da União Europeia sobre o Envelhecimento da População (The 2015 Ageing Report – Economic and Budgetary projections for the 28 EU Member States – 2013-2060) mostra o panorama europeu ao longo de um período de mais de 40 anos. O Relatório aborda os desafios das sociedades européias diante de  populações que vivem mais tempo e têm menos filhos.
 
No Brasil os desafios são os mesmos, vividos de forma mais acelerada. De 1950 para 2010, a proporção de pessoas acima de 60 anos mais do que dobrou em termos relativos, com um aumento de 4,9 por cento para 10,2 por cento. Até 2050 espera-se uma proporção de idosos quase três vezes maior, quando cerca de 30% dos brasileiros terão 60 ou mais anos. A proporção de crianças se desenvolveu na direção contrária e o percentual de idosos vai superar o percentual da população entre 0 e 14 anos nas próximas duas décadas.
 
Esse cenário decorrente do grande aumento da expectativa de vida é analisado por Alexandre Kalache como a “Revolução da Longevidade”. No site do ILC-BR encontram-se informações e materiais sobre os reflexos dessa revolução. Em especial, os vídeos:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário