quinta-feira, 20 de junho de 2013

Lideranças do Envelhecimento Ativo e Saudável discutem prioridades

Nos dias 13 e 14 de junho, a Irlanda hospedou o European Summit on Active and Healthy Ageing (reunião de lideranças do Envelhecimento Ativo e Saudável), em Dublin. A reunião foi organizada pela Rede Envelhecer Bem (Ageing Well Network), Coalizão Global de Envelhecimento (Global Coalition on Aging), em colaboração e com apoio de outros parceiros, entre eles, a Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
No contexto da estratégia da União Europeia de promover o desenvolvimento econômico e social, a reunião juntou um grupo de lideranças europeias e internacionais para identificar prioridades e fortalecer comunidades para o avanço das práticas amigas dos idosos – todos com o alvo de adicionar mais dois anos de vida saudável às nossas vidas até 2020.
 
No segundo dia da reunião,  a apresentação da Presidente do ILC-UK, baronesa Sally Greengross, “keynote speech” da sessão, estabeleceu o contexto do desenvolvimento sustentável pela adição de dois anos de vida saudável. Ela deu exemplos de várias iniciativas que contribuem para adicionar tempo saudável à vida das pessoas idosas e, entre outros projetos, citou as Academias de Terceira Idade na Espanha, Finlândia e no Reino Unido, além de uma usina da BMW na Alemanha que foi criada considerando especificamente as mudanças demográficas. Nessa usina, por exemplo, há uma fisioterapeuta que ensina aos funcionários como se movimentarem durante o plantão deles.
 
O conceito da cidade amiga do idoso foi visto como uma medida central para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável, principalmente em um período de austeridade. Nesse contexto a “Aldeia Europeia de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso” (European Village) representa um espaço indispensável para compartilhar e apresentar iniciativas amigas do idoso. Estes exemplos práticos foram todos exibidos em estandes e alguns foram apresentados oralmente. A Aldeia foi visitada por todos os participantes e a praça da Aldeia serviu como um espaço de discussão.
 
A Aldeia foi aberta com uma palestra do presidente do ILC-BR, Alexandre Kalache - “pai da iniciativa Cidade Amiga do Idoso”. Ele apresentou exemplos da América Latina - de São Paulo e do Chile. Kalache contou como a iniciativa nasceu em Copacabana no Rio de Janeiro e se expandiu pelo mundo – neste momento em que os idosos têm uma nova fase de vida que ele chama de “gerontoloscência”.
Alexandre Kalache e Franklin Apfel abrem a “Aldeia Europeia de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso”
 
Um resultado chave da reunião é a Declaração de Dublin 2013, baseada na Declaração de Dublin sobre Cidades e Comunidades Amigas do Idoso de 2011. Essa Declaração tem o objetivo de solicitar apoio para ações continuadas que podem contribuir para a criação de uma Europa Amiga do Idoso até 2020.
 
Site do evento

Elaboração de Ina Voelcker em colaboração com Silvia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário