segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cepe amplia perspectivas de educação continuada em novo curso para cuidadores

Começa a primeira turma do Curso de Capacitação para Cuidadores de Idosos destinado tanto ao profissional de saúde de instituições públicas, quanto ao cuidador informal. O objetivo é qualificar o cuidado com o idoso, em um curso de 164 horas com duração de 20 semanas. A primeira aula foi aberta no dia 6 de junho pela Direção do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) e convidados, com a palestra de Daniel Groiman, pesquisador atuante com formação de trabalhadores na saúde do idoso e políticas públicas para o cuidado e envelhecimento, sobre a importância da formação do cuidador e o cenário nacional.
Mesa de Abertura
 
A iniciativa do Cepe “surgiu da necessidade de aprofundar questões que são abordadas na atividade de sensibilização já existente”, diz a Diretora de Pesquisa, Thelma Rezende. O compromisso do Cepe com educação continuada na área do envelhecimento inclui cursos e ações, entre elas, o programa de sensibilização com duração de oito horas, em que são abordados pelos professores temas gerais sobre o cuidado com o idoso.
 
O planejamento do Curso de Capacitação para Cuidadores de Idosos articula atividades teóricas e práticas que, segundo Thelma Rezende “levarão a um maior conhecimento sobre as especificidades desta etapa de vida, tanto em relação aos cuidados físicos, de vida prática, quanto às características afetivas e cognitivas.”
 
Coordenado pela enfermeira Rosângela Martins Gomes, o curso será desenvolvido em aulas semanais até o mês de novembro, para 30 alunos, em uma turma formada, entre outros profissionais, por agente comunitário de saúde, cuidador informal, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, técnico de enfermagem. As atividades práticas serão realizadas em uma instituição estadual de longa permanência, durante estágio de 40 horas, no Abrigo Cristo Redentor, em Bonsucesso. A coordenadora, Rosângela Gomes, afirma que a “qualidade do estágio é garantida pela participação de seis professoras, o que representa um professor para cada cinco alunos”.
Coordenadora do curso, Rosângela Martins Gomes
 
Para a Assessora da Direção do Cepe, Luiza Machado Maia, “há especificidades relacionadas à pessoa idosa e ao processo de envelhecimento que devem ser divulgadas para todos”. Em um contexto em que 23 milhões de pessoas têm mais de 60 anos e o envelhecimento não é homogêneo, os familiares das pessoas idosas, as comunidades e os serviços proporcionam algum tipo apoio àqueles que preferem continuar em suas casas. Entretanto, continua Luiza, “com o impacto de doenças crônicas degenerativas que surgem com o avançar da idade, em muitos casos os agravos levam à dependência e à necessidade de ajuda para o desempenho de atividades de vida diária.”
 
O Cepe é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo realizar avaliação interdisciplinar dos idosos, promover o envelhecimento saudável e ser um ambiente de debates e formação voltada para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Um comentário:

  1. Germano Hansen Junior15 de junho de 2013 às 15:59

    Muito bom saber de atividades sérias que estão em desenvolvimento no País.
    Como editor de um Portal na Internet www.portalvippes.com.br farei um artigo sobre essa iniciativa dando destaque a todos os envolvidos.
    Parabéns a todos!
    Germano Hansen Junior

    ResponderExcluir