sexta-feira, 7 de junho de 2013

Envelhecimento Saudável em foco no Rio de Janeiro


A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), com apoio do FUNCEFET (Fundação de Apoio CEFET), promoveu o Simpósio Internacional de Envelhecimento Saudável, nos dias 5 e 6 de junho, para apresentar as mais recentes pesquisas e tendências sobre a vida saudável na velhice, para profissionais de saúde e interessados que atuam na área do envelhecimento.
 
O Simpósio foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados, no Rio de Janeiro, com mesa de abertura coordenada pela Secretária da SESQV, Cristiane Brasil, e um público constituído, em sua maioria, por servidores públicos. Para a conferência internacional de abertura, foi convidado o pesquisador Steven Fleck, da Associação Norteamericana de Condicionamento e Força (National Strength and Conditioning Association - NSCA).
 
Na parte nacional do programa, com o tema “Qualidade de Vida na Maturidade”, o professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Estélio Henrique Martins Dantas falou sobre treinamento desportivo e envelhecimento. E os “Aspectos Sociais do Envelhecimento” foram discutidos pelo Prof. Dr. Edmundo Drummond, da Universidade Federal Fluminense – UFF.
 

As contribuições internacionais sobre políticas públicas de envelhecimento ativo foram apresentadas pelas pesquisadoras Dra. Louise Plouffe e Ina Voelcker, originárias respectivamente do Canadá e da Alemanha, integrantes do Centro Internacional de Longevidade (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR).

Na exposição sobre a iniciativa “Cidade Amiga do Idoso”, o envelhecimento global analisado pela Dra. Louise Plouffe mostrou o crescimento da população idosa no período de 1950 a 2050, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, e os dados da urbanização no passado (1960) e no futuro, com projeções para 2025. Esse cenário demanda a implantação de políticas baseadas em um ambiente inclusivo e acessível com vistas ao envelhecimento ativo – alicerce das iniciativas com o enfoque “Amigo do Idoso”.
A Dra. Plouffe mencionou que há outras iniciativas parecidas, como “Livable Communities”; “AdvantAge” e “elder-friendly communities”, mas ressaltou “a originalidade da Cidade Amiga do Idoso: é global; as cidades de países desenvolvidos e em desenvolvimento são envolvidas como parceiros iguais; é baseada em um conceito teórico – o Marco Político do Envelhecimento Ativo e sua abordagem de curso de vida; tem uma abordagem de baixo para cima (vozes dos idosos) e entende os idosos como protagonistas.”
 
Ina Voelcker descreveu a estratégia de implantação da iniciativa “Cidade Amiga do Idoso”, baseada em oito eixos e no Protocolo de Pesquisa contendo a metodologia já aplicada a cerca de mil localidades em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário