quarta-feira, 19 de junho de 2013

Aula Magna sobre envelhecimento ativo na Universidade de Valencia

A importância da postura positiva diante do envelhecimento e recomendações sobre a “gerontolescência” como fase da vida ativa e de plenitude profissional foram alguns dos tópicos da Aula Magna ministrada pelo médico e gerontólogo Alexandre Kalache no final de maio, na Faculdade de Medicina da Universidade de Valencia, na Espanha.
 
Kalache falou para um auditório lotado com 500 profissionais de saúde e da área social de Valencia, no âmbito da V Jornada La Saleta Innova - um projeto do grupo espanhol Geroresidencias, que se dedica à erradicação da contenção física ou química que imobiliza o idoso institucionalizado. O projeto La Saleta é constituído por um conjunto de centros de cuidados da pessoa idosa, criado em Valencia, em 2008, quando havia uma prevalência de 37% de contenção. A Jornada faz parte de um convênio de formação profissional celebrado entre o projeto La Saleta e a Universidade de Valencia.
 
Ao abordar sua perplexidade diante do envelhecimento populacional em uma situação de crise econômica tão importante como a que vem sendo enfrentada pela Espanha ultimamente, Kalache analisou que o desafio é pensar como preservar e estimular a solidariedade intergeracional com tantas pessoas idosas em um contexto de 57% de desemprego dos mais jovens. “Sobre esse desafio, só posso dizer que uma sociedade mais amigável aos idosos, será também uma sociedade amigável para todas as pessoas: ‘AGE friendly’”, disse Kalache.
 
Foi ampla a cobertura da imprensa, com matérias publicadas no jornal El País, periódico mais influente da Espanha, na TVE (Televisión Española), no Canal 9 e em diversas rádios locais.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário