quarta-feira, 1 de abril de 2015

Rio Grande do Sul sai na frente com projeto “Município para todas as idades”

As cidades precisam se preparar para o crescente número de pessoas longevas, em especial no Brasil, que já não é “um país jovem”, conforme slogans da década de 1960. A preparação dos municípios para o expressivo aumento da população idosa leva em consideração que, em todo o país, enquanto o número de idosos duplicou nos últimos 20 anos, no mesmo período houve redução da quantidade de pessoas com menos de 25 anos. Além disso, nos últimos cinco anos, a taxa de fecundidade está abaixo do nível de reposição - uma tendência que revela a diminuição do número de pessoas que poderiam prestar cuidado aos mais velhos. Colocado esse desafio para as famílias, o cuidado adquire caráter coletivo para a construção de soluções e de políticas públicas específicas para a população idosa.
 
Veranópolis, no Rio Grande do Sul, situada na Serra Gaúcha, é conhecida como “terra da longevidade”, por ter sido sempre um município de longevos. A cidade vem promovendo iniciativas para a sua extensa população idosa e não para nunca, por exemplo, a partir de 1994, o setor de Geriatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul iniciou pesquisas com os idosos de 80 anos ou mais, com o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde e Assistência Social. Desde então, mais de 30 trabalhos científicos vêm estudando as características da longevidade local.
 
A Prefeitura de Veranópolis e o Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), juntamente com a Associação Veranense de Assistência em Saúde (AVAES) e o Professor Doutor Emílio Moriguchi - instigador das pesquisas sobre envelhecimento no município-, avançaram mais um passo na direção de tornar Veranópolis um município amigável para os idosos e para pessoas de todas as idades, de acordo com os princípios do “envelhecimento ativo” estabelecidos pela OMS.

No dia 27 de março, reuniram-se os diversos participantes do projeto “Veranópolis - Município Para Todas As Idades”: o Professor Moriguchi, representantes da Prefeitura, ILC-BR, AVAES, RGE/CPFL e do partícipe que desempenha um papel chave - o Conselho Municipal do Idoso, por sua representação da população idosa local e como gestor do Fundo Municipal do Idoso - para viabilizar a execução da proposta, por meio da contribuição proporcionada pela empresa Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do grupo CPFL Energia.
 
Solenidade realizada em Veranópolis, no dia 27 de março, com representantes de todos os participantes do projeto.
 
O início da nova etapa do projeto foi marcado pela assinatura do Termo de Compromisso entre a RGE/CPFL e a Prefeitura de Veranópolis, além da entrega simbólica de cheque no valor de R$ 300 mil, destinado ao Fundo Municipal do Idoso, que será aplicado conforme deliberação do Conselho Municipal do Idoso de Veranópolis.
 
O ponto de partida deste projeto é o envelhecimento populacional e a consequente necessidade de responder a esta mudança demográfica que ocorre em paralelo com várias outras mudanças, como por exemplo, a diminuição no tamanho de famílias e a crescente participação de mulheres no mercado de trabalho. Ancorado na perspectiva de direitos humanos, o projeto visa à inclusão do cidadão veranense na formulação de políticas públicas que lhes dizem respeito. Entre as etapas do projeto “Veranópolis - Município Para Todas As Idades” estão o estabelecimento de um mecanismo para envolver pessoas idosas do início ao fim; a fixação de uma medida de linha de base do município; a elaboração de um plano de ação e a identificação e aplicação de indicadores de monitoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário