sexta-feira, 24 de abril de 2015

Fórum Permanente sobre Demências no Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe)

Em sintonia com o contexto internacional de proposição de políticas e de planos nacionais para o cuidado das demências, o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), começou em abril o “Fórum Permanente sobre Demências”, constituído por uma série de eventos bimestrais, organizados com temas relevantes e de grande alcance.
 
O expressivo aumento da população idosa é acompanhado pelo crescimento do número de pessoas com demência - uma condição de saúde que influencia a qualidade de vida e causa grandes tensões aos cuidadores e aos sistemas de saúde. As informações do simpósio 2015, da Conferência Mundial de Cúpula em Inovações para a Saúde (World Innovation Summit for Health - WISH), estimam que “a cada quatro segundos há um novo caso de demência no mundo”.
 
A preocupação mundial com o impacto do elevado número de casos de demência provoca uma mobilização das sociedades, que buscam alianças voltadas a soluções ou bons encaminhamentos para o problema, a exemplo do debate na Conferência Ministerial da OMS por uma Ação Global Contra a Demência, realizada em março passado.
 
Entre as muitas iniciativas no mundo, o Fórum Mundial de Demografia e Envelhecimento (WDA Forum – World Demographic & Ageing Forum), reunido em Saint Galen, na Suíca, em agosto de 2014, publicou recomendações sobre estratégias para implementação do projeto “Estratégia Nacional para a Demência 2014-2017”, de modo a melhorar a vida de pessoas idosas que vivem com demência e de seus cuidadores.

Disseminação continuada do conhecimento
 
Desde sua fundação, ao comprometer-se com o envelhecimento saudável e a saúde do idoso, o Cepe produz, gerencia e dissemina conhecimento em diversas temáticas, em construção gradativa, como no caso das Demências, que já contou com palestra da professora Cleusa Ferri, da Universidade Federal de São Paulo e pesquisadora epidemiologista.
Dr. Jerson Laks em diálogo com os participantes do Fórum
O primeiro encontro do Fórum Permanente sobre Demências, “O que é demência?”, foi conduzido por Jerson Laks, coordenador técnico do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), coordenador do Centro para Alzheimer do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ e Pesquisador 2 do CNPq. Sua experiência na área de Alzheimer e Demências ultrapassa fronteiras e ganha dimensão internacional.
 
Durante o encontro, Jerson alertou que “problema de memória é diferente de demência e que cabe ao médico e à equipe de saúde reconhecer essa condição. As perguntas feitas no atendimento ajudam essa identificação”.
 
Para Jerson Laks, o Fórum “cria uma cultura de discussão sobre a demência no Brasil e no mundo. O médico pontuou, ainda, que o Cepe atingiu condições técnicas e amadurecimento para esse debate”.
 
Um dos objetivos do Cepe é discutir os vários aspectos que envolvem os fatores de risco, o diagnóstico, o manejo e as políticas públicas para a cobertura das necessidades não atendidas para as demências e doenças neurodegenerativas no Brasil e no Rio de Janeiro. O Fórum também se destina ao assessoramento à rede básica em questões relacionadas às demências.

Serviço
Local: Cepe - Av. Padre Leonel Franca, 248, Gávea
Telefones: 2334-6838 e 2334-6839

Nenhum comentário:

Postar um comentário