Cores, formas, texturas, impressões táteis, percepções visuais, sentimentos, sensações, relações interpessoais e entre gerações: muitos são os elementos vivenciados em processos criativos, por pessoas de todas as idades. Em especial, homens e mulheres com 60 anos e acima exercitam seu imaginário para transformar materiais em obras.
O azulejo surge de um processo de criação que começa na argila, se modifica pelo manuseio e chega a um produto final admirável. Para o artista Pedro Kalache, “a argila é um material versátil e adequado a todos os tipos de habilidades, por ajudar a desenvolver possibilidades manuais, coordenação, concentração e criatividade”. Comenta ainda que “trabalhar com argila é uma experiência sensorial com grande valor terapêutico”.
![]() |
O artista e professor Pedro Kalache com alunas de oficina |
A arte de Pedro Kalache com argila vai de seu próprio potencial criativo ao estímulo para que outros sintam a experiência da criação com esse material, quando realiza oficinas com participantes de todas as idades - uma oportunidade para as relações entre jovens e idosos.
Pedro Kalache é carioca e londrino. Nasceu no Rio, reside em Londres e mantém afetos nas duas cidades. Formado em Ceramic Design, na Central School Saint Martin, Pedro desenvolve sua arte guiado por grande paixão pela argila.
![]() |
Thelma Rezende, coordenadora geral do Cepe, abre a Oficina |
Nenhum comentário:
Postar um comentário