sexta-feira, 1 de março de 2013

Projeto Transporte Amigo do Idoso foi apresentado na Secretaria Municipal de Transporte

Os mais variados apectos da mobilidade urbana interessam a cada cidadão, de qualquer idade e situação econômica. Enquanto que sua adequação ao aumento do envelhecimeno populacional diz respeito diretamente ao idoso  e beneficia a toda a população.
 
A apresentação feita por Alexandre Kalache sobre o Projeto "Transporte Amigo do Idoso - amigo de todos (Taí)", a convite do Subsecretário Joaquim Monteiro de Carvalho, traçou um panorama do contexto do transporte em relação ao envelhecimento populacional e da trajetória do Comitê Intersetorial do Transporte, integrado pelo Centro Internacional da Longevidade e pelo Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE) - do Instituto Vital Brazil - e por diversos setores da sociedade civil.
 
O enfoque “amigo do idoso”, criado e divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma estratégia de preparação da sociedade para o crescente aumento da população idosa e suas especificidades em termos de mobilidade urbana, atividade laboral, aprendizagem permanente, vida saudável e defesa da cidadania. Todos os segmentos da vida social podem ser amigáveis ao idoso, desde cidades, estados, países, até unidades de saúde e indivíduos, como foi o caso do projeto Porteiro Amigo do Idoso, desenvolvido em Copacabana, a partir de 2005.

Na abertura do encontro, o Secretário Carlos Osório considerou o projeto oportuno e necessário à cidade do Rio de Janeiro que já serve de exemplo para o restante do país no que se refere às iniciativas voltadas à mobilidade urbana. A Secretária Municipal Cristiane Brasil, da Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), acompanhada de vários membros da equipe da Secretaria envolvidos na busca de melhorias para a cidade que beneficiem a população idosa, ressaltou a importância do projeto e a afinidade com as iniciativas da SESQV.


Em pé à direita, o Subsecretário Joaquim Monteiro; à esquerda o Secretário Carlos Osório; e, sentados, de costas, Alexandre Kalache e Cristiane Brasil.

Participaram também profissionais de outras pastas e áreas, como Secretaria Municipal de Urbanismo, Rio Luz, CET-Rio, Segurança, organização Rio Eu Amo Eu Cuido, Porto novo, projeto Calçadas Cariocas, Universidade Celso Lisboa.
 
Contatos sobre o Projeto podem ser feitos pelo telefone (21) 2334-6840 e pelo email silvia.costa@ilcbrazil.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário