terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A experiência de Nova Iorque como Cidade Amiga do Idoso

Como uma sociedade pode se preparar para o rápido envelhecimento de sua população? O Programa Cidade Amiga do Idoso é uma estratégia estruturante desenvolvida em várias cidades do mundo - já são em torno de 1.000. Adotado em Nova Iorque, o programa viabilizou a implantação de medidas que tornam diversos espaços da cidade mais amigáveis aos idosos... e aos demais cidadãos.
Debatedores: à esquerda Alexandre Kalache e a convidada Jo Ivey Boufford; Secretária Municipal Cristiane Brasil (SESQV); Secretário Estadual Marcus Vinicius (SEESQV) e Secretário Estadual da Saúde Sérgio Côrtes.

O ponto alto da palestra sobre a experiência de Nova Iorque foi a presença de Secretários de Governo no debate realizado no Seminário Age Friendly New York, como parte do Ciclo de Seminários “Inovações em Políticas Públicas para o Envelhecimento Populacional”, promovido em ação conjunta do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), do Instituto Vital Brazil, com o Centro Internacional de Longevidade (International Longevity Centre-Brazil).

O Secretário Sérgio Côrtes, da Secretaria de Estado de Saúde - à qual o Instituto Vital Brazil se vincula -, abriu o seminário e participou da primeira rodada de debates com o Secretário Marcus Vinicius (Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida) e a Secretária Cristiane Brasil (Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida). A moderação do debate foi feita pelo médico e gerontólogo Alexandre Kalache, Presidente do Centro Internacional de Longevidade e as boas vindas couberam ao médico Luiz Maurício Plotkowski, Diretor Geral do Cepe.

A palestrante, Professora Jo Boufford, Presidente da Academia de Medicina de Nova York, ressaltou que “o desenvolvimento de uma cidade amiga do idoso traz uma mudança conceitual e percepção de que o envelhecimento é uma conquista da saúde pública e não um desastre anunciado”. No caso da adesão de Nova Iorque ao Programa Cidade Amiga do Idoso, os defensores da implantação do programa entenderam a importância da participação das instituições governamentais como forma de garantir suporte político em todos os níveis da administração pública. Na segunda rodada de debates a pesquisadora canadense, Dra. Louise Plouffe, que integra o ILC-Brazil, adiantou um pouco do que relatará sobre a experiência do Canadá em outro seminário do Ciclo.

O seminário foi realizado nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro, de 08h30 às 12h15, no auditório do Cepe, na Gávea.

Para Alexandre Kalache, “a vinda da Dra. Jo Boufford ao Rio de Janeiro criou a oportunidade para o compartilhamento da experiência da cidade de Nova Iorque com o Programa Cidades Amigas dos Idosos e o início da sensibilização de profissionais, gestores públicos, autoridades e interessados em geral.”

Dra. Jo Ivey Boufford durante sua apresentação.

A Dra. Jo Ivey Boufford é professora de Gestão Pública e Políticas de Saúde na Escola de Serviço Público Robert F. Wagner e professora de Pediatria Clínica da New York University School of Medicine. Atualmente faz parte do conselho da Associação de Hospitais e preside a Comissão de Saúde Pública do Estado e do Conselho de Planejamento de Saúde. Em 1992, Jo Boufford foi eleita membro do Instituto de Medicina (IOM).

Tudo sobre o Programa Nova Iorque Amiga do Idoso:
http://www.nyam.org/agefriendlynyc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário