quinta-feira, 21 de março de 2013

Câmara Municipal homenageia Alexandre Kalache

No discurso de homenagem, Alexandre Kalache foi descrito como um homem “rede”, um “networking man”, que procura “traduzir os interesses e demandas da sociedade para transformá-los em compromissos e ações governamentais, em políticas públicas”.  Essas palavras da Secretária Cristiane Brasil, titular da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), foram complementadas pelo seu comentário de que “isso não é nada fácil”. A Secretária Cristiane Brasil ressaltou ainda Kalache como homem público, que optou pela diplomacia, e como cidadão, que optou pela simpatia.
Alexandre Kalache recebe de Cristiane Brasil a Comenda Pedro Ernesto. 

O médico e gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade (ILC-Brazil), foi homenageado, por iniciativa do Vereador Zico, no dia 15 de março, com o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, o Título de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro e a Comenda Piquet Carneiro, por iniciativa da Vereadora Cristiane Brasil. A Medalha do Mérito Pedro Ernesto é a maior honraria conferida pela Câmara Municipal do Estado do Rio de Janeiro, às personalidades ímpares que se destacam na sociedade carioca e brasileira - foi criada em 1980, como reconhecimento do trabalho do prefeito Pedro Ernesto. A Comenda Piquet Carneiro foi criada no âmbito do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDEPI) como condecoração destinada a homenagear as pessoas que se destacaram em assuntos ligados aos interesses dos idosos. A solenidade foi realizada no Plenário Teotônio Villela - Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Praça Floriano, Cinelândia.

O Centro Internacional da Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil - ILC-Brazil) foi instituído em março de 2012, como espaço autônomo de ideias, produção do conhecimento, troca de informações, proposição de políticas, mobilização social e promoção de relações internacionais sobre os temas da longevidade. Atua em colaboração com o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), para a articulação conjunta de conhecimentos sobre a realidade do envelhecimento no Estado do Rio de Janeiro e a decorrente recomendação e avaliação de políticas públicas. O CEPE é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo realizar avaliação interdisciplinar dos idosos, promover o envelhecimento saudável e ser um ambiente de debates e formação voltada para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
 
Galeria de fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário