segunda-feira, 18 de março de 2013

Pais idosos devem morar com os filhos?

Essa dúvida frequente será debatida pelo médico e gerontólogo Alexandre Kalache no programa da TV Globo “Encontro com Fátima Bernardes”.

Kalache será o especialista entrevistado no quadro semanal “Quem tem razão”, nesta quarta-feira, dia 20 de março, às 10:40. Os idosos serão o tema central da discussão sobre as diferenças de independência e autonomia; o momento em que as dificuldades para a realização das atividades diárias indicam a necessidade de companhia de um familiar ou de alguém que assista ao idoso; riscos de morar sozinho e como lidar com essa realidade.

A preocupação com as opções de moradia do idoso está presente nos debates acadêmicos, na mídia e nas artes. Somente no caso do cinema há três exemplos recentes de filmes sobre o assunto.

Na obra franco-alemã de 2011, "E se vivêssemos todos juntos?" (no original “Et si on Vivait Tous Ensemble?”), cinco personagens acima dos 70 anos, e mais de 40 de amizade, lidam com o fato de terem envelhecido e precisarem assistência ao seu dia-a-dia (http://longeva-idade.blogspot.com.br/2012/11/o-envelhecimento-sob-o-ponto-de-vista.html).

O filme “O exótico Hotel Marigold” (The Best Exotic Marigold Hotel), de 2011, dirigido por John Madden, do Reino Unido, retrata aposentados britânicos que decidem viver na índia como solução para uma moradia compartilhada, na expectativa de desfrutarem de ajuda mútua.

Em cartaz no Rio de Janeiro, neste mês de março, o filme “O quarteto” (Quartet), produzido em 2012, também pelo Reino Unido, e dirigido por Dustin Hoffman, é ambientado em uma casa de repouso para profissionais de ópera – cantores, músicos, técnicos, produtores etc.

Além do cinema, na televisão, a própria TV Globo produziu um Especial de Fim de Ano, no dia 27 de dezembro de 2012, intitulado Doce de Mãe e protagonizado por Fernanda Montenegro. A história se desenvolve a partir das consequências da demissão da empregada da idosa.

---

Alexandre Kalache é presidente do Centro Internacional de Longevidade (International Longevity Centre Brazil – ILC-Brazil), parceiro do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), do Instituto Vital Brazil, que é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário