quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Semana do Idoso no Cepe/IVB

O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), vinculado ao Instituto Vital Brazil (http://www.ivb.rj.gov.br/), comemorou o Dia Internacional da Pessoa Idosa promovendo a Semana do Idoso, de 1º a 3 de outubro, em seu auditório (Avenida Padre Leonel Franca, 248 – Gávea – Rio de Janeiro), com palestras das 8h30 às 12h30. O evento foi gratuito, destinado aos profissionais de saúde e teve participação de cerca de 200 pessoas, entre geriatras, gerontólogos, dentistas e equipes da Saúde da Família – com presença de diversos agentes comunitários de saúde.

A palestra “Saúde Bucal e o Envelhecimento” abordou as questões que influenciam o estado geral e a deglutição do idoso frágil e daquele acamado, com apresentação das especificidades do atendimento. Os aspectos dos ambientes urbano e residencial foram discutidos sob o título “Arquitetura e Ergonomia para o Envelhecimento Saudável”, com exposição das barreiras frequentemente encontradas nas ruas e nas residências, da acessibilidade e do risco ambiental para os idosos. A assistência farmacêutica foi outro assunto discutido na mesa “Medicamentos e produtos especiais para idosos: distribuição, acessibilidade necessidades não atendidas e custos” e tratou dos pontos críticos para idosos e cuidadores, que incluem a quantidade de medicamentos, dificuldades para controle de horários, interações e responsabilidades pelas prescrições.

Os três dias de evento foram conduzidos pela Diretoria do CEPE, composta por Luiz Maurício Plotkowski – diretor geral; Jerson Laks – diretor técnico; Marisa Santos – diretora de pesquisa. O presidente do Instituto Vital Brazil, Antonio Werneck, falou sobre as atividades do CEPE e perspectivas futuras. A data também foi saudada pelo Centro Internacional de Longevidade (CIL), presidido pelo Professor Alexandre Kalache, organização parceira do Cepe. As atividades do CIL estão voltadas para a formulação de políticas e iniciativas que refletem diretrizes da ONU, da Organização Mundial da Saúde e de outras instituições internacionais. O CIL faz parte de uma Aliança de Centros da Longevidade de 14 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário