terça-feira, 23 de outubro de 2012

Médico é empossado na categoria “Classe de Ciências” inaugurada pela Academia Fluminense de Letras

No Dia do Médico, 18 de outubro, a Academia Fluminense de Letras (AFL) inaugurou a “Classe de Ciências” com a posse do médico Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil - membro pioneiro da nova categoria. A Academia tem 95 anos e foi a primeira entidade cultural do Rio de Janeiro.

Para o presidente da AFL, Waldemir Bragança, a criação da nova classe visa valorizar personagens da ciência que se destacam na busca pelo bem comum. Para ele, Werneck se encaixa no perfil, pois é “revestido destes sentimentos que o imortalizam”. Médico sanitarista e professor, Antônio Werneck atuou em assentamentos urbanos irregulares e com trabalhadores rurais, além de ter participado do movimento em prol da implantação do Sistema Único de Saúde. A cerimônia de posse será realizada às 17h, na sede da AFLcomum. De acordo com Bragança, Werneck se encaixa no perfil, pois é “revestido destes sentimentos que o imortalizam”. Durante a cerimônia de posse, realizada na sede da AFL, em Niterói, Waldemir Bragança ressaltou as características motivadoras da escolha do médico sanitarista e professor, Antônio Werneck, que atuou em assentamentos urbanos irregulares e com trabalhadores rurais, além de ter participado do movimento em prol da implantação do Sistema Único de Saúde.

A prática profissional de Antônio Werneck, exercida em diversos campos das Ciências da Saúde, passou a abranger a pesquisa sobre longevidade e envelhecimento, quando, em 2011, a Secretaria de Estado de Saúde propôs que o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) fosse criado e gerido pelo Instituto Vital Brazil. O Cepe, uma unidade pública, começou a funcionar em março de 2012, com pesquisas na área do envelhecimento humano, capacitação de profissionais de saúde e espaço para congregar diversos setores da sociedade em um núcleo de elaboração de políticas públicas de saúde do idoso. A articulação das relações internacionais sobre o envelhecimento coube a uma organização sediada pelo Cepe, o Centro Internacional de Longevidade, filiado à rede global de International Longevity Centers (Global Alliance of ILCs), atuante como espaço autônomo de ideias, produção do conhecimento, troca de informações, proposição de políticas e mobilização social.

Discurso de Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil. 
Foto: Assessoria de Comunicação do Instituto Vital Brazil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário