quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Revolução da Longevidade foi tema de conferência em Adelaide, Austrália

Alexandre Kalache falou para uma grande multidão que foi prestigiar a conferência proferida no Adelaide Town Hall, em Adelaide, Austrália. Em sua conferência, no dia 8 de outubro, defendeu melhor moradia, transporte e acesso a espaços públicos para a população idosa que, no estado da Austrália do Sul, será mais numerosa daqui a 15 anos, pulando dos atuais 16% para 27%.

Um dos problemas citados por Kalache é a vontade do idoso de permanecer em sua residência durante a velhice, sem ter condições de adaptar a moradia à situação de vida que passará a ter a partir dos 65 anos. Alexandre Kalache afirmou que esse idoso precisa de incentivos do governo para a reforma da casa, que pode ser de apoio financeiro ou de consultoria. Na conferência foram abordadas diversas questões específicas da Austrália do Sul e outras de caráter global.

Após a conferência, o Programa Adelaide Thinkers in Residence festejou a participação de Alexandre Kalache como “Thinker”, com uma celebração pelas ruas de Adelaide para as cerca de 900 pessoas que assistiram à conferência “Revolução da Longevidade”. A rede de televisão australiana “ABC News” saudou a iniciativa com uma extensa cobertura. No Twitter, o Adelaide Thinkers in Residence comentou “A wonderful lecture. Enjoyed by a 900 strong crowd. On to the laneway party!”.

O Programa Adelaide Thinkers in Residence é desenvolvido pelo estado desde 2003, com o objetivo de produzir novas ideias e transformá-las em soluções práticas para a melhoria da vida da população local. As Residências abrangem áreas como saúde, educação, clima, transporte, entre outras. A expectativa é que as ideias gerem novas ideias, inspirem iniciativas, propiciem transformações sociais e resultados para a sociedade da Austrália do Sul. Os thinkers são selecionados por grupos integrados por políticos, especialistas funcionários do governo, empresas e público em geral. O critério para a escolha leva em conta assuntos importantes para o estado e a contribuição a ser proporcionada pelo thinker, de modo a preencher lacunas e promover desenvolvimento.

O thinker Alexandre Kalache colabora com sua expertise sobre longevidade, em especial o cuidado do idoso, demografia e epidemiologia do envelhecimento, promoção da saúde e políticas públicas intersetoriais para a população idosa. Kalache está ajudando a Austrália do Sul a se tornar um “Estado Amigo do Idoso”.

No Brasil, Alexandre Kalache preside o Centro Internacional de Longevidade (CIL), do ingles International Longevity Centre - Brazil (ILC-Brazil), que atua em parceria com o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), vinculado ao Instituto Vital Brazil, para a articulação conjunta de conhecimentos sobre a realidade do envelhecimento no estado do Rio de Janeiro e a discussão de políticas públicas. O ILC-Brazil é uma organização filiada à rede global de International Longevity Centers (Global Alliance of ILCs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário