segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Continente Africano expõe avanços no campo do envelhecimento

A 1a Conferência Regional da África sobre Geriatria e Gerontologia (1st IAGG Africa Regional Conference on Gerontology and Geriatrics), promovida pela Associação Internacional de Geriatria e Gerontologia (International Association of Gerontology and Geriatrics - IAGG), foi realizada na Cidade do Cabo, de 17 a 20 de outubro. O evento adquiriu caráter histórico pela amplitude de público e se destacou por divulgar os avanços dos países africanos na implantação das recomendações do Plano Internacional de Madri.

Em iniciativa conjunta do IAGG com o International Longevity Centre da África do Sul (ILCSA) e o Institute of Ageing in Africa at the University of Cape Town, a 1a Conferência Regional da África reuniu pela primeira vez pesquisadores, sociedade civil e os responsáveis pelas políticas e práticas nessa área, oriundos de toda a África, assim como de diversos outros países. O caráter histórico da Conferência também se deve a sua realização dez anos após dois grandes marcos na área do envelhecimento.

Um marco é representado pela adesão dos governos ao Plano Internacional de Madri (The Madrid International Plan of Action on Ageing – MIPAA) proposto durante a II Assembleia das Organizações das Nações Unidas sobre Envelhecimento, realizada na Espanha, em 2002. O referenciamento do acordo de Madri pelas Diretrizes Políticas da União Africana e Plano de Ação para o Envelhecimento (African Union Policy Framework and Plan of Action on Ageing) permitiu que as preocupações com a população idosa da África fossem contempladas e bem representadas no Plano Internacional.

O outro marco também se vincula às Diretrizes Políticas da União Africana e Plano de Ação para o Envelhecimento, que foram estabelecidas em 2002 para orientar os membros da Assembleia da União Africana em suas deliberações para a integração nacional de políticas e programas que atendam às necessidades individuais e coletivas da população idosa.

Presidente do ILC-Brazil, Alexandre Kalache, inaugura memorial Robert Butler

O médico e pesquisador Alexandre Kalache, presidente do International Longevity Centre Brazil (ILC-Brazil) foi convidado para proferir a Conferência de Inauguração do Memorial Robert Butler e de Lançamento do Evento IAGG Seoul, Korea 2013 – pós Cidade do Cabo 2012.

“Ser responsável pela Robert Butler Memorial Lecture é uma grande honraria que a Associação Africana de Gerontologia e Geriatria me presta”, diz Kalache para uma plateia de mais de 300 participantes do evento. “Butler foi o grande guru da Gerontologia desde que criou o National Institute of Ageing em Washington nos anos 60. Depois foi o primeiro Professor de Geriatria em Nova York onde, após aposentadoria, criou o International Longevity Centre. Fomos muito amigos. Ele faleceu ha dois anos, aos 84 anos, ativo até a véspera de sua morte.”

Mais informações no site do evento: http://iagg.cmc-uct.co.za/

Nenhum comentário:

Postar um comentário