domingo, 23 de novembro de 2014

Os rumos da população mundial – perspectivas

As análises das mais diversas composições da população mundial sempre oferecem um “termômetro” do panorama demográfico e de seus rumos nos diferentes momentos da história da humanidade.

Neste fim de ano de 2014, em novembro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou estudos demográficos de importante repercussão.

Dinâmica populacional dos próximos anos requer políticas públicas que acompanhem as tendências da sociedade brasileira

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou o livro “Novo Regime Demográfico: uma nova relação entre população e desenvolvimento econômico?”, com temas como previdência, meio ambiente, saúde, participação feminina e de idosos no mercado de trabalho, mortalidade, arranjos familiares, crescimento econômico, distribuição de renda, homicídios, entre outros. A publicação pela técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Ana Amélia Camarano, com 21 artigos de 25 pesquisadores. 

Diante da perspectiva de redução dos nascimentos e envelhecimento da população, o livro do Ipea mostra preocupação com o cuidado e pergunta se cuidar de crianças e idosos com doenças incapacitantes continuará sendo apenas responsabilidade da família. Coloca, ainda, a questão sobre como a mulher poderá combinar carreira e maternidade para garantir a oferta de força de trabalho e a reposição da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário