segunda-feira, 7 de abril de 2014

Medicina de Família para garantir equidade e acesso universal aos cuidados de saúde

A equipe de Saúde da Família representa o lugar do primeiro contato do cidadão com a Medicina de Família, caracterizada por uma prática centrada na pessoa; articulada à família e à comunidade; balizada pela coordenação e continuidade do cuidado; e voltada à prevenção. Com essa visão, o Dr. Michael Kidd destacou a “importância de uma atenção primária forte, que garanta equidade e acesso universal aos cuidados de saúde, com abordagem centrada nas contribuições à Saúde e impacto na longevidade e no envelhecimento populacional”.
 
Michael Kidd é médico de família, presidente da Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors - WONCA) e Diretor da Faculdade de Medicina, Enfermagem e Ciências da Saúde da Universidade de Flinders, na Austrália. Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, aceitou falar para os convidados do Seminário “Medicina de Família - Contribuições à Cobertura Universal e Longevidade”, para depois seguir viagem para a XXII Conferência Internacional sobre Saúde Rural e o IV Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, promovidos pela WONCA e pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul, de 3 a 6 de abril.
 
O seminário “Medicina de Família - Contribuições à Cobertura Universal e Longevidade” foi realizado no âmbito da parceria do Centro Internacional de Longevidade (ILC-BR) com o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), no dia 2 de abril, como parte do Ciclo de Eventos “Desenvolvimento de uma Cultura do Cuidado” alinhado à Declaração do Rio: “Além da Prevenção e Tratamento: Desenvolvendo uma Cultura do Cuidado em resposta à Revolução da Longevidade”, que convoca à ação todos os setores da sociedade, inclusive comunidades de fé e de solidariedade voluntária.
 
Participaram como debatedores, Rodrigo Bernardo Serafim - médico geriatra da UFRJ, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia seção Rio de Janeiro (SBGG-RJ), coordenador de enfermaria de geriatria, mestre em Clínica Médica pela UFRJ; e Betina Durovni - médica infectologista; subsecretária de Gestão de Redes da Secretária Municipal de Saúde, responsável pela coordenação e integração da rede de saúde, composta de vários serviços nas Unidades de Atenção Básica, Atenção Secundária com suas especialidades e nas redes de Urgência e Emergência e Terciária, com procedimentos mais complexos. O mediador foi o médico e gerontólogo, presidente do ILC-BR, Alexandre Kalache.

A partir da esquerda, Alexandre Kalache, Michael Kidd, Betina Durovni e Rodrigo Bernardo Serafim.
  
Segundo Michael Kidd, é o empenho pela efetividade da Atenção Primária que pode consolidar o cuidado preventivo, a promoção da saúde e as melhorias no cuidado das doenças crônicas e das comorbidades. Especialmente, é por meio da Atenção Primária que será alcançado um atendimento mais efetivo das necessidades de saúde da crescente população idosa em todo o mundo.
 
------
 
A Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors - WONCA) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1972 por instituições de 18 países - um número que cresceu expressivamente em seus 42 anos de existência. Atualmente a WONCA se estende por 102 países, com 126 organizações-membro e cerca de 500.000 médicos de família filiados, inclusive brasileiros. A WONCA representa seus membros - médicos de família e clínicos gerais - junto a organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde, com a qual mantém relações oficiais e uma série de projetos colaborativos. Em dois anos, a WONCA retornará ao Brasil por ocasião da XXI Conferência Mundial de Médicos de Família a ser sediada no Rio de Janeiro, em novembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário