segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Prêmios de Excelência em Liderança 2013 agora inclui Comunidades Amigas dos Idosos

Diversas iniciativas no Estado da Austrália do Sul demonstram o reconhecimento da longevidade como fator intrinsecamente ligado ao desenvolvimento. Isto implica em que o envelhecimento populacional possa ser visto como um requisito crítico para a preparação da população rumo a uma nova conformação social, estruturada pela quantidade crescente de pessoas idosas e menor número de nascimentos. Em trabalho realizado por meio do Programa Adelaide Thinkers, a Austrália do Sul começou a implantar práticas que possam torná-la um “Estado Amigo do Idoso”. Outro importante passo foi dado pela instituição do Prêmio de Excelência em Liderança para Comunidades Amigas dos Idosos (Age Smart Award for Leadership Excellence in Age-friendly Communities) – uma nova modalidade do programa governamental “Prêmios de Excelência em Liderança” (Leadership Awards Program).


Todo o fundamento e debate sobre longevidade desenvolvido pelo Programa Adelaide Thinkers in Residence teve a imersão do Adelaide thinker Alexandre Kalache ao longo de dois anos. Foi o que permitiu que ele colaborasse com sua expertise, na especificidade da Austrália do Sul, em relação às questões demográficas e epidemiológicas, ao envelhecimento ativo, qualidade de vida e políticas públicas intersetoriais para a população idosa.

O Programa Adelaide Thinkers in Residence é desenvolvido pelo Governo da Austrália do Sul desde 2003, com o objetivo de produzir novas ideias e transformá-las em soluções práticas para a melhoria da vida do Estado. As Residências abrangem áreas como saúde, educação, clima, transporte, entre outras. A expectativa é que as ideias gerem novas ideias, inspirem iniciativas, propiciem transformações sociais e resultados para a sociedade da Austrália do Sul. Os thinkers são selecionados por grupos integrados por acadêmicos, políticos, especialistas funcionários do governo, empresas e público em geral. O critério para a escolha leva em conta assuntos importantes para o estado e a contribuição a ser proporcionada pelo thinker, de modo a preencher lacunas e promover desenvolvimento. Ao contrário de consultorias tradicionais, o Programa “Thinker in Residence” se caracteriza por oferecer a possibilidade de cada um dos thinkers interagir de perto com vários setores da sociedade ao longo de um período de, no mínimo, 18 meses, realizando visitas que permitam que suas ideias criem raízes. A cada visita são revistos os objetivos alcançados, até chegar a um relatório final entregue a parceiros da “Residência”, para implementação das recomendações originadas e acompanhadas pelo thinker a longo prazo.
 
O Prêmio para Comunidades Amigas dos Idosos é uma das decorrências da atividade de Alexandre Kalache como thinkerserá concedido na edição de 2013 do Prêmio de Excelência em Liderança a participantes que se destacarem por projetos realizados e por iniciativas inovadoras de gestão e de práticas de liderança ou, ainda, pela factibilidade da ação e desenvoltura demonstrada pela Comunidade. Também serão levadas em conta as experiências relatadas sobre a aplicabilidade da iniciativa e a possibilidade de uso em outras localidades.

Criado em 2011, pela Divisão da Austrália do Sul da LGMA (LGMA -SA), o Prêmio de Excelência em Liderança tem o objetivo central de reconhecer grandes conquistas e inovações em suas diversas localidades. A LGMA, Associação de Gestores de Governo Local da Austrália (Local Government Managers Australia - LGMA), é a principal entidade profissional que representa gestores de governos locais da Austrália (http://www.lgma.org.au/).

Os propósitos do Prêmio de Excelência em Liderança são o compartilhamento das conquistas com outras localidades; a melhoria do padrão e da qualidade das lideranças e da administração de governos locais em toda a Austrália do Sul; a transparência pública do nível de expertise e excelência do governo local e o reconhecimento da excelência dos membros da LGMA (SA) e dos servidores do governo local por meio da premiação de seus esforços.

Site para informações e inscrições:

Nenhum comentário:

Postar um comentário