sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

País vizinho fomenta maciçamente a pesquisa na área do envelhecimento


O Chile define o envelhecimento populacional como uma das seis áreas prioritárias para fomento à pesquisa nos próximos anos, em iniciativa gerida pela Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica de Chile e financiada pelo Fondo de Financiamiento de Centros de Excelencia em Investigación (FONDAP).

A continuidade e a sustentabilidade do programa são garantidas pela destinação de 7 a 10 milhões de dólares por um primeiro período de cinco anos. Ao término, os projetos passarão por uma profunda avaliação internacional, com possibilidade de renovação para outros cinco anos.

Serão criados Centros de Excelência em Pesquisa e Treinamento para a produção de trabalhos, atuação em rede e em colaboração com centros internacionais de outros países. O médico e professor da Universidade do Chile, Jorge E. Allende, ressalta a importância da questão do envelhecimento populacional para o país, indicada por essa e outras iniciativas, como o aumento de 65% no orçamento para 2013 do Serviço Nacional do Idoso (Servicio Nacional del Adulto Mayor) e a promoção de Oficinas Internacionais sobre o tema a serem realizadas de 14 a 17 de janeiro.

O médico gerontologista Alexandre Kalache, presidente do International Longevity Centre Brazil (ILC-Brazil), foi convidado para diversas participações nas Oficinas Internacionais, organizadas pela Faculdade de Medicina da Universidade do Chile. No evento estarão presentes líderes mundiais em temas sociais, urbanísticos e de economia e saúde. O objetivo é oferecer ao Chile a experiência e os resultados de seus trabalhos.


Informações:


 
O ILC-Brazil atua em parceria com o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) - vinculado ao Instituto Vital Brazil. É uma organização filiada à rede global de International Longevity Centers (Global Alliance of ILCs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário