quinta-feira, 19 de março de 2015

O mundo pode ficar livre da carga evitável de demência

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que é possível um “mundo livre da carga evitável de demência” e propõe uma Ação Global Contra a Demência, como estratégia de conscientização sobre a necessidade de que os governos se comprometam com a implementação das políticas requeridas pela iniciativa. Insta, ainda, os governos a proverem recursos para o cuidado da demência e para a pesquisa voltada à cura.
 
A realização da Conferência Ministerial da OMS por uma Ação Global Contra a Demência, nos dias 16 e 17 de março, em Genebra, representou um marco para a mobilização em torno do tema. Para o Diretor de Saúde Mental da OMS, Shekhar Saxena, essa é uma “oportunidade sem precedentes para a discussão sobre a magnitude do avanço de processos de demência no mundo e seu impacto devastador na saúde e, em particular, para os países de baixa e média renda.” Shekhar Saxena destacou a importância desse encontro para os países-membro da OMS, para a sociedade civil, experts e outros interessados.
 
Alexandre Kalache participou da Conferência Ministerial em Genebra, depois de ter estado presente na sessão sobre “Demência”, do simpósio de 2015, da Conferência Mundial de Cúpula em Inovações para a Saúde (World Innovation Summit for Health - WISH).
 
A OMS disponibiliza apresentações em Power Point e sessões gravadas em seu Media Centre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário