terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O envelhecimento no Brasil

Todos sabemos que o processo de envelhecimento no Brasil hoje é uma realidade e que ocorreu de maneira abrupta.  Até algumas décadas atrás éramos considerados um país jovem. Na Copa do Mundo de 1970 cantávamos: “90 milhões em ação, prá frente Brasil....” - éramos um país com 90 milhões de habitantes,  possuidor de uma população jovem.

Em 2010, o censo IBGE apresentou uma população total de mais de 190 milhões de habitantes, sendo que o número de pessoas com 60 anos e mais, passou de 20 milhões. A PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) apresentou em 2012 um total de 23 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Segundo projeções, em 2025 o país terá 32 milhões de idosos e será o 6º país em número de idosos no mundo.

 É importante ressaltar que o estado do Rio de Janeiro é a unidade da federação com maior percentual de idosos- mais de 2 milhões.
 
  • As pessoas vivem mais devido à melhoria na nutrição, nas condições sanitárias, nos avanços tecnológicos e da medicina, nos cuidados com a saúde, na educação e nas condições econômicas e sociais.
 
  • O envelhecimento apresenta implicações importantes para todos os setores (saúde, previdência, assistência social, educação, etc).

 A questão do idoso no país deve merecer cada vez mais o interesse dos órgãos públicos, dos formuladores de políticas sociais e da sociedade em geral, dado o volume crescente deste segmento populacional, seu poder de compra, seus padrões de consumo, suas demandas sociais, culturais e outras.

Pensar políticas públicas que deem ao idoso condições para desfrutar de uma vida com dignidade

Diante destes fatos e frente às matérias sobre questões críticas do envelhecimento no Brasil publicadas em série pelo jornal O Globo, desde domingo dia 16 de fevereiro, o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) representa uma resposta às demandas sociais no Estado do Rio de Janeiro. O Cepe, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), foi criado em 2012, pelo Instituto Vital Brazil, como um espaço de discussão de temas relacionados ao envelhecimento, de capacitação de profissionais e cuidadores envolvidos na atenção ao idoso e de pesquisas que embasem novas propostas para a efetivação de políticas públicas, principalmente as de saúde. Por meio de debates, cursos e seminários abertos ao público, de interesse tanto para profissionais, quanto para os próprios idosos, são abordados temas voltados para a prevenção de agravos e promoção da saúde para um envelhecimento ativo.

O CEPE tem como proposta de trabalho a elaboração de políticas públicas que contribuam para a melhoria de qualidade de vida da população idosa. Possui equipe multiprofissional com formação geriátrica/gerontológica para avaliação de idosos frágeis, referenciados, que requeiram atendimento biopsicossocial, que são incluídos em projetos de pesquisa para testagem de novas modalidades de atendimento. Além disso, há também a parceria com instituições de ensino de relevância para certificação de diversas propostas – PUC, UFF, UFRJ, FGV, entre outras.

Formar pessoas para uma melhor visão geriátrica e gerontológica, com o objetivo de enfrentar precocemente os problemas e agravos relacionados às pessoas idosas, trabalhando numa perspectiva de sensibilidade e solidariedade para com aqueles que muito contribuíram para a construção desse país, torna-se com certeza uma economia para os órgãos públicos, para a família e para o próprio idoso.

Se, por um lado, a longevidade dos indivíduos decorre do sucesso de conquistas no campo social e da saúde, o envelhecimento, como um processo, representa novas demandas por serviços, benefícios e atenções que se constituem em desafios para governos, sociedade e familiares do presente e do futuro, mas, acima de tudo, este cenário deverá estar marcado por um horizonte de solidariedade: entre familiares, entre gerações, entre amigos e entre os próprios idosos.

Com certeza o CEPE busca esse caminho; apesar de ser uma instituição tão jovem, tem como missão se tornar uma referência na busca pela formulação de propostas para os mais velhos habitantes desse estado.

 Luiza Machado
Assessora da Direção
Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário