terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Tecnologias de informação e comunicação (TICs) como contribuição ao cuidado do idoso dependente

Em todo o mundo as pessoas alcançam idades cada vez mais avançadas, expressas no envelhecimento ativo das populações idosas, mas também na dificuldade de realização das atividades de vida diária, decorrente de fragilidades e de doenças que não podem ser curadas. Tais condições prolongadas do idoso requerem um continuum de cuidados que se estendem por um período de considerável duração.
 
As profundas transformações sociais iniciadas em meados do século XX vêm afetando a estrutura familiar, constituída a partir de um núcleo que já não inclui as pessoas idosas antes cuidadas pelas mulheres, tradicionalmente responsáveis pelo cuidado das crianças e dos velhos. Essa naturalização do papel da mulher passa por mudanças que influenciam o cuidado do idoso dependente no que se refere às possibilidades de realização das atividades de vida diária.
 
Experiência Europeia
 
A busca de soluções para os desafios do envelhecimento pode ser constatada na “Agenda Digital para a Europa” (Digital Agenda for Europe) proposta em 2010 para os países da União Europeia, com metas previstas até o ano de 2020. Para a implantação dessa agenda estratégica para 10 anos, a Comissão Europeia criou um programa conjunto (joint programme) com o intuito de desenvolver um mercado digital único, visando um “crescimento inteligente, sustentável e socialmente inclusivo”.
 
Entre as iniciativas da “Agenda Digital para a Europa”, foi criada a organização “Ambient Assisted Living Association” (AAL), para aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) a “ambientes assistidos”, voltados às pessoas idosas em suas residências. O objetivo é promover o envelhecimento ativo e saudável por meio de soluções baseadas nas TICs.
 
A atuação da AAL inclui a realização do evento “ENABLERS FOR SUCCESS - E4S CONFERENCE”, que teve a edição de 2014 no mês de janeiro, em Barcelona, como um espaço para o intercâmbio de notícias, visões e idéias com vistas ao planejamento de novas iniciativas que assegurem o suporte das TICs ao envelhecimento ativo e saudável em todo o território europeu. A conferência contou com a participação de experts, além de desenvolvedores de tecnologias de informação e comunicação, prestadores de serviços, cuidadores, usuários finais e formuladores de políticas.
 
Convidado para a Conferência, Alexandre Kalache, médico e gerontólogo brasileiro, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR), foi Keynote Speaker com a palestra "Enabling Active Ageing in an Age-friendly Society".

Nenhum comentário:

Postar um comentário