quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Avanços nas pesquisas sobre envelhecimento no Estado do Rio de Janeiro

A investigação no campo do envelhecimento populacional demanda a cobertura do máximo de questões que aguardam melhores encaminhamentos, ou mesmo respostas, que assegurem o envelhecimento ativo e saudável.
 
Uma iniciativa no Estado do Rio de Janeiro, liderada pelo Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), do Instituto Vital Brazil, em conjunto com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), ampliou o número de estudos orientadores de práticas e políticas nessa área.
 
Encontro de pesquisadores
 
O 2º Encontro de pesquisadores contemplados no Edital Pró-idoso 2013, realizado no dia 12 de novembro, revelou os avanços na investigação que vai delinear novos rumos para a saúde e para os direitos de cidadania da pessoa idosa no Estado do Rio de Janeiro.
 
Os pesquisadores presentes apresentaram o estágio de desenvolvimento de seus projetos e compartilharam as dificuldades enfrentadas, que terão o empenho do CEPE na busca de solução. O intercâmbio de informações dos participantes da rede demonstrou a efetividade das ações colaborativas nos espaços coletivos.
 
Antecedentes
 
Em fevereiro deste ano, o edital de financiamento de pesquisas na área do envelhecimento (Apoio ao estudo de temas relacionados à saúde e cidadania de pessoas idosas – Edital Pró-idoso 2013) despertou o interesse de diversas propostas de pesquisa e selecionou quase 30 projetos. No dia 20 de maio foi feita a entrega dos “Termos de Outorga” aos pesquisadores contemplados com recursos.
 
O Edital Pró-idoso foi especialmente concebido para estimular a realização de projetos em rede, em parceria com o CEPE, para o desenvolvimento de estudos de temas relacionados à saúde e cidadania do idoso. Com a função de coordenar a rede de pesquisadores, o CEPE promoveu uma primeira reunião em junho, para que os proponentes de pesquisa se conhecessem e identificassem possibilidades de atuação conjunta entre si e com o CEPE. Nos meses que se seguiram, houve troca de informações e o início do desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa.
 
O CEPE é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo promover o envelhecimento saudável e ser um ambiente de debates e formação voltada para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário