quarta-feira, 15 de maio de 2013

Envelhecimento Populacional na Agenda de Desenvolvimento pós-2015

Esta é a hora de incluir o tema do envelhecimento populacional na agenda global que surge no momento da apuração de resultados dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM), definidos em 2000, pelos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foram oito pontos estratégicos selecionados como os maiores problemas mundiais a receberem o foco das nações no período de 15 anos: fome e miséria; educação básica de qualidade; igualdade entre sexos e valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; saúde das gestantes; combate a AIDs, malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; trabalho de todos pelo desenvolvimento.

A apuração de resultados nem chegou ao fim e as Nações Unidas já começaram uma revisita crítica aos objetivos, em um contexto onde o envelhecimento populacional mostra que dentro de 20 anos o mundo terá mais pessoas idosas do que crianças menores de um ano.  A “Agenda Global de Desenvolvimento Pós-2015” deve incluir o tema do envelhecimento populacional, importante e crucial aspecto da vida social, que antes não integrou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Há necessidade de se incorporar os direitos, questões e aspirações da população idosa, face à extensa transição demográfica, a uma Agenda voltada a todos os grupos sociais e etários, sob uma perspectiva do curso de vida, que engloba todas as idades dentro do processo de promoção do envelhecimento ativo.
 
Nesse sentido, a ONU realiza pesquisas em vários países para ouvir as prioridades das pessoas, de entidades da sociedade civil, setor privado, governo e comunidade científica na construção da Agenda Pós-2015. As consultas são realizadas em âmbito nacional e internacional, como uma plataforma para a participação na definição de prioridades globais, nacionais e locais.

A consulta de prioridades no Brasil foi realizada nos meses de março e abril deste ano, durante a rodada de consultas públicas nacionais, e está disponível no site “Que mundo queremos em 2015” (The world wewant 2015).

Um impulso final na inclusão do envelhecimento na Agenda será dado na comemoração do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado sempre no dia 1º de outubro, que, em 2013, será dedicado ao tema “O futuro que queremos – o que as pessoas idosas estão dizendo. Longevidade e desenvolvimento: oportunidades e desafios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário