quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Relatório do Fórum Econômico Mundial é tema de entrevista de Alexandre Kalache na CBN

Um dos autores do Relatório “Riscos Globais”, que será discutido na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial - 2013 (World Economic Forum – WEF), Alexandre Kalache foi entrevistado pelo Âncora da CBN, Milton Jung, no noticiário da manhã de hoje, sobre o alerta e as sugestões recomendadas no capítulo que aborda a qualidade de vida.

Kalache analisou o aumento da expectativa de vida alcançado pela humanidade como uma conquista e ao mesmo tempo um desafio para a qualidade de vida desejada, em termos sociais e de saúde, especialmente no que diz respeito ao avanço dos custos do cuidado do idoso. Os dados mostram, segundo Kalache, que o aumento do número de anos de vida não corresponde a um incremento proporcional dos anos com boa saúde.

Em resposta a Milton Jung sobre a recomendação do Relatório para o Brasil, Kalache colocou que uma das prioridades é a preparação dos profissionais de saúde para as implicações do envelhecimento, por meio de mudanças nos currículos de formação e pelo estímulo à responsabilidade pela prevenção. Considerou que somente a prevenção de doenças e a promoção da saúde ao longo da vida podem assegurar qualidade à nossa existência.

A Reunião Anual do WEF será realizada em Davos, Suíça, de 23 a 27 de janeiro, com participação de lideranças da área empresarial, acadêmica, política, ambiental, de comunicação, entre outros, com o objetivo de discutir o relatório anual sobre os riscos globais, publicado duas semanas antes do evento.

Como integrante, há cinco anos, do Conselho do Envelhecimento (Council on Ageing), Alexandre Kalache participou da reunião “Global Agenda Council on Ageing”, que precede o Fórum e foi realizada de 12 a 15 de novembro, em Dubai.

O Relatório sobre Riscos Globais divulga a pesquisa principal do Fórum Econômico Mundial, que proporciona uma plataforma independente para o debate de estratégias de colaboração. Em 2013, as discussões serão orientadas por cinco fatores: o avanço cognitivo do cérebro humano pelo uso de estimulantes; o uso descontrolado de tecnologias para conter as mudanças climáticas; as próprias mudanças climáticas em curso; os custos de se viver mais e a descoberta de vida em outros planetas.

Informações sobre o Fórum Econômico Mundial – 2013:

Nenhum comentário:

Postar um comentário