quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Varal Natalino do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento

Um grupo de pessoas idosas frequentou as aulas da Oficina Criativa com Livros Artesanais para produzir o Varal Natalino do Cepe (Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento, do Instituto Vital Brazil – vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro).

Para encerrar o ciclo de aulas, todos penduraram seus livros no “Varal”, com motivos natalinos. Algumas pessoas confeccionaram presentes afetivos para os seus. Outros, registraram suas lembranças. No final, lá estavam os livros no Varal Natalino.

Participantes da Oficina pendurando seus produtos
A coordenadora geral do Cepe, a médica Thelma Rezende, na abertura do evento, ressaltou como achou bonito ver as trocas entre os participantes durante a Oficina, nessa atividade voltada ao desenvolvimento de novas habilidades e ao estímulo da cognição. Para Thelma, “... é preciso achar graça na vida, colocar cor na vida.” Enfatizou, ainda, que esse evento fecha o ciclo de atividades do Cepe para a comunidade, este ano.

Entre os participantes, a maioria era de mulheres, mas havia um homem. A Oficina foi idealizada pelo Designer Gráfico do Cepe, Boris Garay, também tutor, juntamente com a Psicóloga Patrícia Fernandes e a Terapeuta Ocupacional Helena L. Rawet.

Foi feita uma apresentação da Oficina Criativa com Livros Artesanais para a montagem de composições visuais com desenho, recortes e fotografias. Boris Garay explicou que o objetivo era produzir livros personalizados, em que cada participante escolhe o título e cria a capa. Segundo Boris, “a ênfase é no visual, devido à heterogeneidade da população e ao aumento da cultura da imagem em nossa sociedade, especialmente a partir dos anos 50, quando surge a televisão.”

A primeira iniciativa, Oficina do Livro Criativo, gerou o Varal Literário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário