sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Países são avaliados de acordo com a forma como cuidam de suas populações idosas

Pessoas idosas desses países gravaram um vídeo onde transmitem em 10 segundos uma mensagem em resposta à pergunta “o que o seu país pode fazer pelas pessoas idosas?”
 
O Brasil foi representado no vídeo por Maria da Penha Franco, de 81 anos, membro do Conselho Estadual para Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – Cedepi, do Estado do Rio de Janeiro. Link para o vídeo: http://www.helpage.org/global-agewatch/
 
Índice analisa o envelhecimento global na publicação anual da HelpAge International, o Global AgeWatch Index, lançado na última terça-feira,  dia 8 de setembro, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
 
O lançamento foi marcado por um debate sobre as informações veiculadas pelo Index, com participação de Toby Porter, CEO da HelpAge International. O debate introduziu o Index e discutiu encaminhamentos para as Metas de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals - SDGs), que incluem questões relacionadas ao envelhecimento populacional, “refletindo o crescente reconhecimento do envelhecimento da população como fator de transformação de nosso mundo e criando oportunidade para o melhor preparo para o futuro”, ressaltou Toby Porter.
 
Alexandre Kalache, médico, gerontólogo, presidente do ILC-BR e co-presidente da Aliança Global de ILCs, considera que “o Global Age Watch Index mostra um Brasil estacionário no ranking dos países onde é melhor envelhecer. A mudança de duas posições no ranking não significa que o ano foi bom.”

Clique aqui para download da publicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário