sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Congresso de Geriatria e Gerontologia é boa notícia!

A celebração positiva expressou o clima da abertura do Congresso Estadual da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), “GERIATRIO 2015”, promovido a cada dois anos pela seção Rio de Janeiro.
 
Mesa de abertura*
O GERIATRIO 2015 foi aberto às 19h do dia 3 de setembro pelo presidente nacional da SBGG, geriatra João Bastos Freire Neto. As boas vindas da presidente do Departamento de Gerontologia da seção Rio de Janeiro, Márli de Borborema Neves, agradeceu o senso de coletividade que predominou durante a organização do congresso.
 
E Tarso Mosci, presidente da seção Rio de Janeiro, ressaltou a integração dos campos da geriatria e gerontologia: “geriatra tem alma de gerontólogo, com a diferença que prescreve”. Ao traçar uma imagem do congresso, relembrou a todos que as notícias dos meios de comunicação têm sido negativas e desejou que “o GERIATRIO 2015 seja uma boa notícia, pois reúne muita gente que se preocupa com o envelhecimento”.
 
Em seguida à abertura, foi realizada a Conferência Magna “Como cuidar de idosos com doenças graves no século XXI”, apresentada por Fernando Kawai, pesquisador norte-americano, nascido no Brasil, onde se graduou em medicina pela USP em 1998. Sua residência em medicina interna foi no New York Medical College / Metropolitan Hospital e a especialização em Geriatria pelo Programa Harvard Geriatrics Fellowship - Harvard Medical School, Beth Israel Deaconess Medical Center. Completou sua formação em Cuidados Paliativos na Universidade de Stanford.
 
Fernando Kawai considera que “com o envelhecer, vem o morrer” e que menos intervenções no paciente proporcionam mais qualidade de vida. Para Kawai, “a prática médica conduz o paciente idoso para as unidades de tratamento intensivo e planejam um tratamento intervencionista, caracterizado por diversos tubos, imobilidade e até contenção.” As condições clínicas de doença grave e de fim de vida, segundo Kawai, “requerem decisões do paciente sobre a vontade quanto a essas intervenções ou não - sobre a forma como quer morrer”.
 
Os resultados de estudos de Kawai mostram que “menos UTI e mais cuidados paliativos para alívio da dor e da depressão, prolongam a vida de pacientes, em comparação a pessoas em tratamento convencional.”
 
De 3 a 6 de setembro, o GeriatRio 2015 reúne os participantes no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip, em São Conrado.
 
*Na foto, a partir da esquerda:
Márli Borborema Neves, Dulcinea Monteiro, Rodrigo Serafim, Maria Angélica Sanchez, João Bastos Freire Neto, Emylucy Paradela, Claudia Burlá, Célia Caldas e Tarso Mosci

Um comentário:

  1. Tomara que tenhamos acesso ao conteúdo do GeriatRio 2015.
    http://vivaavelhice.blogspot.com/

    ResponderExcluir