segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Envelhescência - um documentário sobre as possibilidades da velhice

É possível ser surfista depois dos 60 anos? Praticar Aikido aos 89 anos? Fazer tatuagens após os 70? Se formar em medicina aos 84 anos? Ainda ser paraquedista aos 76? Vencer maratonas na categoria de 80 a 89 anos?
 
O diretor do documentário Envelhescência, Gabriel Martinez, encontrou seis pessoas “símbolo” de uma forma de chegar à velhice com visão otimista da vida, disposição para superar desafios e vontade de se reinventar.
 
Edmeia Corrêa se tornou surfista após os 60 anos e diz sentir imenso prazer com o esporte. Kenji Ono, japonês, introdutor do aikido no Brasil e ainda hoje, aos 89 anos, um mestre admirado e praticante da técnica. Judith Caggiano, depois dos 70 anos começou a tatuar o corpo, agora totalmente coberto por desenhos coloridos. Edson Gambuggi se formou em medicina aos 84 anos e ressalta o valor do convívio com outras gerações de estudantes. Luiz Schirmer, médico, grande paraquedista com 76 anos, que não abre mão da adrenalina proporcionada pelo esporte. Oswaldo Silveira é maratonista campeão da categoria de 80 a 89 anos.
 
As histórias contadas no documentário “Envelhescência” podem ser consideradas como “materialização” do Envelhecimento Ativo - conceito sistematizado pela Organização Mundial da Saúde em 2002 e revisado e atualizado, em 2015, pela equipe do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), sob a liderança de seu presidente, o médico e gerontólogo Alexandre Kalache, co-presidente da Aliança Global de Centros Internacionais de Longevidade (ILC Global Alliance).
A partir da esquerda: Luiz Schirmer, Alexandre Kalache, Gabriel Martinez e Mirian Goldenber
 
A exibição do documentário “Envelhescência” foi uma iniciativa conjunta do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) e Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), realizada no dia 13 de agosto, às 15h, no auditório do Cepe à Av. Padre Leonel Franca, 248, Gávea. O documentário de longa metragem (84 minutos) teve argumento de Ruggero Fiandanese e comentários especializados dos experts Alexandre Kalache, Mirian Goldenberg e Mário Sergio Cortella.
 
Depois da exibição, o diretor Gabriel Martinez falou sobre a produção para um auditório cheio. Disse que tudo começou quando pensava redirecionar sua atividade na área de audiovisual. Há dois anos, procurava temas para um documentário e, entre eles, estava a terceira idade – que sempre o instigou. Especialmente por que, nessa época, ele tinha 33 anos e passava por sua cabeça que era “velho” para começar algo novo, como migrar da realização de vídeo institucional para a produção de conteúdo, ou seja, de documentários.
 
Com mediação de Alexandre Kalache, Mirian Goldenberg, que assistiu ao Envelhescência pela primeira vez, e Gabriel Martinez conversaram com um dos entrevistados do filme, o paraquedista Luiz Schirmer, em clima de emoção e celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário