sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Resiliência e bem estar ao longo do curso de vida: o que está sendo feito na Austrália

“O bem estar pode ser medido, aprendido e ensinado”. Com essa afirmação, a australiana Gabrielle Kelly ilustrou o tema que iria desenvolver no seminário realizado no dia 21 de outubro pelo Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil - ILC-BR) em parceria com o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), vinculado ao Instituto Vital Brazil. O debate com o público foi moderado por Alexandre Kalache, presidente do ILC-BR.
 
Gabrielle apresentou o tema “Bem estar e Resiliência no processo de envelhecimento” após ter participado do II Fórum Internacional de Longevidade realizado no Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de outubro de 2014. Gabrielle Kelly é diretora inaugural do Centro de Bem Estar e Resiliência, do Instituto de Pesquisa Médica e de Saúde da Austrália do Sul (South Australian Health and Medical Research Institute - SAHMRI). Fundado em maio de 2014, o Centro de Bem Estar e Resiliência faz parte do Tema “Mente e Cérebro”, do SAHMRI, que reúne os mais destacados neurocientistas e psiquiatras do mundo em um único espaço de pesquisa e de tradução de questões relacionadas a depressão, suicídio e ansiedade.
 
Ao indicar a transformação da Austrália do Sul em um "Estado de Bem-estar”, Gabrielle conjuga as reflexões de Martin Seligman sobre resiliência com as idéias sobre a revolução da longevidade e o curso de vida como proposto por Alexandre Kalache. Os dois experts tiveram Gabrielle como mentora durante o programa australiano altamente inovador “Pensadores de Adelaide em Residência” (Adelaide Thinkers in Residence), que analisa melhorias para as cidades no que se refere a planejamento urbano, longevidade, mídia digital, indústria, educação, entre outras áreas, por meio da participação de líderes mundiais em proposição de transformações sistemáticas. Através deste programa, Gabe dirigiu a Residência de Alexandre Kalache sobre a implementação na Austrália do Sul dos princípios do Envelhecimento Ativo e do programa Cidades Amigas do Idoso.  Na Residência seguinte, Gabe convidou o professor Martin Seligman, psicólogo positivo, autor do livro "Flourish", para refletir sobre a construção do bem-estar mental e resiliência humana.
 
A residência de Martin Seligman sobre resiliência e bem estar se baseou no modelo PERMA - sigla dos cinco elementos essenciais do Bem Estar: Positive Emotion, Engagement, Relationships, Meaning and Accomplishment. Alinhado aos estudos sobre o envelhecimento populacional, segundo Gabrielle, Seligman afirma que todos queremos ser felizes... e que somos felizes quando estamos produtivos, quando construímos relacionamentos significativos com aqueles que nos cercam e nos sentimos muito bem! Entretanto, diz Gabrielle, "a felicidade é notoriamente difícil de ser alcançada e quando a sua busca é muito intensa, pode trazer insatisfação". Para Gabrielle, com o modelo PERMA, toma-se consciência do que proporciona bem estar, ao invés de focar apenas na felicidade, passando a ter uma vida mais cheia de sentido e satisfação. Gabrielle Kelly teve papel fundamental como Diretora do Escritório de Relações Externas no Gabinete do Premier da Austrália do Sul e tem experiência como cineasta, diretora de mídia digital, empreendedora social e estrategista.
 
Após Seminário – assinatura de Acordo de Cooperação entre ILC-BR e Instituto Vital Brazil

O Instituto Vital Brazil assinou nesta terça-feira, 21 de outubro, um acordo de cooperação com o International Longevity Centre Brazil (Centro Internacional de Longevidade Brasil - ILC-BR). O Instituto Vital Brazil esteve representado pelo presidente, Antônio Werneck, e pela coordenadora científica do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), Monica Kramer. Além da palestrante Gabrielle Kelly, que discutiu a "Resiliência e bem estar ao longo do curso da vida", estiveram presentes o vereador do Rio de Janeiro João Mendes de Jesus e a deputada federal eleita, Cristiane Brasil. Ambos fazem parte de comissões parlamentares a favor da terceira idade.
 
Alexandre Kalache fala sobre o Acordo de Cooperação Técnico-Científica entre o Instituto Vital Brazil (IVB) e o ILC-BR e a diretora do ILC-BR,  Silvia Costa, e o presidente do IVB, Antonio Werneck, assinam o documento
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário