domingo, 27 de julho de 2014

Entidade de geriatria e gerontologia reafirma compromisso com capacitação profissional

O projeto da nova gestão da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) destaca o aumento do número de geriatras e gerontólogos como aspecto fundamental para a melhoria do processo de envelhecimento no Brasil. Em sua fala na posse da diretoria eleita para o período de 2014 a 2016, o médico cearense João Bastos Freire Neto, novo presidente, ressaltou que o “fomento à formação na área do envelhecimento ainda precisa avançar. Apesar das conquistas importantes nos últimos anos, o déficit ainda é muito grande.”

A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), entidade filiada à Associação Médica Brasileira (AMB), tomou posse na noite de 18 de julho, em uma cerimônia que reuniu aproximadamente 200 pessoas, no Rio de Janeiro, cidade-sede da entidade.

À frente da presidência da SBGG, João Bastos Freire Neto é o primeiro representante do estado do Ceará a gerir a Sociedade, desde a sua fundação. João Bastos presidiu a seccional da entidade no Ceará (SBGG-CE), de 2010 até o presente. Sua experiência clínica inclui estudos sobre idosos assistidos em atenção domiciliar, causas de internação hospitalar e gerenciamento de doentes crônicos em domicílio, entre diversos outros.

O Departamento de Gerontologia em nível nacional estará a cargo de Maria Angélica Santos Sanchez, formada em assistência social, gerontóloga desde 1993, atuante durante oito anos na seção Rio de Janeiro - período em que ocupou cargos na comissão científica e secretaria adjunta da SBGG-RJ, onde também presidiu o departamento de gerontologia por duas gestões.

Situação profissional no Brasil

João Bastos considera a capacitação de profissionais em saúde do idoso como um dos objetivos principais da nova gestão: “Se consideramos que a população idosa no Brasil é atualmente de 22,9 milhões (11,3% da população) e que somos apenas 1.000 geriatras no Brasil (média de um geriatra para cada 22 mil idosos), precisamos preparar mais profissionais capacitados no atendimento das necessidades básicas de saúde dos idosos.”

Para o geriatra, a formação deve começar já na graduação, pelo incentivo “às faculdades de medicina a darem maior ênfase no envelhecimento, possibilitando uma formação sólida dos médicos e profissionais que oferecem o cuidado ao idoso, independente da especialidade. Essa é uma das nossas maiores responsabilidades enquanto sociedade de especialidade médica: colaborar e incentivar a capacitação dos profissionais que estão dia a dia no manejo dos idosos a fim de aperfeiçoar e qualificar o atendimento a esta população. Queremos que a SBGG assuma a liderança na propagação do conhecimento científico em saúde do idoso.”

A intensa militância de Maria Angélica Santos Sanchez pelo fortalecimento da gerontologia no Estado do Rio de Janeiro agora se estende a todo o país, em uma gestão ancorada nas ações baseadas em parceria e alianças. Angélica destacou a conquista da gestão anterior, de Mariana Alencar, e confirmou a “continuidade deste trabalho de articular com conselhos e associações de classe com o objetivo de alcançar o reconhecimento do título de gerontólogo, por meio de uma validação conjunta”.


Presidente do biênio 2012-2014, geriatra Nezilour Lobato Rodrigues, e o Presidente do biênio 2014-2016, João Bastos Freire Neto.




Serviço:

Diretoria Executiva (2014-16)

Presidente: João Bastos Freire Neto (CE)
Vice-Presidente: Maria Alice de Vilhena Toledo (DF)
Secretário-Geral: Verônica Hagemeyer (RJ)
Tesoureiro: Raquel Pessoa de Carvalho (CE)
Diretor Científico: Toshio Chiba (SP)
Diretor de Defesa Profissional e Ética: Nezilour Lobato Rodrigues (PA)

Presidente do Departamento de Gerontologia: Maria Angelica Santos Sanchez (RJ)
Secretária Adjunta: Tulia Fernanda Meira Garcia (CE)
Conselho Consultivo: Jacira do Nascimento Serra (MA)/ Rubens Fraga Junior (PR) / Naira de Fátima Dutra Lemos (SP)

Sobre a SBGG - Fundada em 16 de maio de 1961, a SBGG é uma associação civil, sem fins lucrativos, que reúne especialistas de todo o Brasil e é o braço de geriatria e gerontologia da Associação Médica Brasileira (AMB), instituição que reúne as 54 sociedades de especialidades médicas. Com aproximadamente 2.250 associados, atualmente a entidade é composta por 18 seções estaduais. Além da AMB a Sociedade é filiada à International Association of Gerontology and Geriatrics (IAGG), entidade que congrega instituições de cinco regiões do mundo: África; Ásia/Oceania; Europa; América do Norte e América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário