quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prêmios para textos sobre longevidade estimulam contatos intergeracionais e interesse jornalístico


O convívio com pessoas idosas sempre representa oportunidade para a troca de experiências sobre os mais diferentes aspectos da vida, seja pelo conhecimento acumulado, seja pela emoção do encontro entre diferentes formas de vivenciar o mundo. Em cada geração fervilham histórias prontas para serem contadas. Assim surgiu o Prêmio Longevidade Histórias de Vida, concedido pela Bradesco Seguros há três anos.
 
No caso da produção jornalística, o Prêmio Longevidade de Jornalismo reconhece o papel estratégico da imprensa na difusão de informações sobre o tema da longevidade e sua fundamental propagação das questões implicadas no envelhecimento populacional. Uma sociedade com um número cada vez maior de pessoas idosas demanda uma preparação que só pode ser alcançada pela constante circulação de informações proporcionada pela imprensa. A Bradesco Seguros premia esta crescente participação jornalística na estruturação de uma sociedade mais amigável ao idoso.
 
Terceira edição dos Prêmios Bradesco Seguros de Longevidade
 
Idealizador do Prêmio e participante de sua organização e do quadro de jurados, desde a primeira edição, Alexandre Kalache – presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR), ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) e um dos maiores experts internacionais em gerontologia - presta consultoria à iniciativa “Prêmios Longevidade Bradesco Seguros”.
 
Os candidatos aos prêmios apresentam trabalhos que são avaliados por um júri composto por profissionais de jornalismo e de gerontologia, representantes de entidades de classe do setor e de universidades, em estreita ligação com as áreas de imprensa e de marketing da Bradesco Seguros. A avaliação se baseia em critérios rigorosamente observados pelo júri, incluindo requisitos especificamente definidos, aos se atribuem pesos na análise final. A cada edição, a Bradesco Seguros abre inscrições três meses antes da premiação e já teve cerca de 400 participantes nos dois anos anteriores.
 
O Prêmio Longevidade de Jornalismo identifica a importância dos profissionais como formadores de opinião e difusores de conhecimento, buscando estimular a elaboração de trabalhos jornalísticos sobre o tema da longevidade nas categorias: Mídia Impressa (jornais e revistas) e Mídia Eletrônica (TV, rádio e web). Concorreram matérias publicadas no período de 31 de outubro de 2012 a 6 de setembro de 2013.
 
Aberto à participação de maiores de 18 anos de idade, o Prêmio Longevidade Histórias de Vida tem como principal objetivo distinguir histórias e relatos que, pelo exemplo pessoal, contribuam para a disseminação do conceito de longevidade e para a qualidade de vida da população geral e da idosa em particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário