segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Longevidade e uma cultura do cuidado

A pessoa idosa, no Brasil e no mundo, tem sido o centro de uma mobilização da sociedade para criar estratégias e mecanismos que propiciem o envelhecimento ativo e saudável para um número crescente de idosos. Como o grupo da população que mais aumenta nos dias de hoje é o de pessoas de 80 anos e acima, encontram-se cada vez mais idosos vulneráveis, ainda que tenham tido acesso a práticas de prevenção e de tratamento.
 
O foco no tema “cuidado” surge da preocupação com a pessoa idosa fragilizada por doença ou incapacidade física ou por declínio cognitivo de alguma ordem. Origina-se, ainda, da percepção de que prevenção e tratamento se tornam insuficientes para o quadro de fragilidades identificadas em idosos que caem abaixo do limiar de incapacidade.
 
A necessária mudança de paradigma quanto ao cuidado da pessoa idosa frágil, por meio de discussões profundas e abrangentes, suscitou ação conjunta de organizações comprometidas com o campo do envelhecimento populacional para a realização de dois eventos definitivos sobre o tema. Na liderança da iniciativa, o médico e gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil.

Consonância com a urgência do debate
 
O VIII Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, no dia 15 de outubro, em São Paulo, promovido pela Bradesco Seguros, abriu os três dias de trabalho com o tema “Cuidar da Vida Longeva”. A presença internacional de Linda Fried, vice-presidente sênior do Instituto de Medicina da Universidade de Columbia (EUA), lançou as bases da discussão com a conferência “Conferências e Desafios da Longevidade”.
 
Nos dias que se seguiram, o Fórum Internacional WDA (World Demographic Association) - a Associação Demográfica Mundial - nos dias 16 e 17 de outubro, no Rio de Janeiro, aprofundou o debate com apresentações e grupos de discussão sobre o tema "Muito Além de Prevenção e Tratamento: Desenvolvendo uma Cultura do Cuidado" (Beyond Prevention and Treatment - Developing a Culture of Care). O Fórum foi uma iniciativa conjunta de WDA, Bradesco Seguros, Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), Universidade do Seguro (UniverSeg) e Centro Internacional de Longevidade (International Longevity Centre Brazil - ILC-BR).
 
Os eventos trouxeram ao Brasil a excelência de experts de diferentes países e continentes, representando diversas disciplinas e culturas, para um debate do mais alto nível no campo do envelhecimento populacional. Os aspectos do cuidado abordados foram da reforma geral da Seguridade Social às necessidades de treinamento de profissionais e modelos de cuidado no mundo (10 países). Entre os temas, o imperativo de adotar-se um enfoque baseado em direitos da pessoa idosa; as abordagens amigáveis ao idoso; desenvolvimento e a população idosa; dimensões do cuidado – de longa permanência, domiciliar, intergeracional, cuidadores, situações de crise; e dimensões éticas do cuidado, foco no fim de vida.
 
Como produto final, o Fórum gerou uma "Declaração do Rio de Janeiro - Muito Além de Prevenção e Tratamento: Desenvolvendo uma Cultura do Cuidado", que está em fase de leitura pelos experts participantes e terá, oportunamente, a versão final disponível neste blog e em sites de organizações parceiras.

Um comentário:

  1. Bom dia. Foi esclarecido no evento que as informações utilizadas pelos preletores, estatísticas e dados estariam disponibilizadas ao fim, dessa forma ainda não descobri onde acessa-los. Aguardo informações.

    ResponderExcluir