terça-feira, 6 de agosto de 2013

Imunização na vida adulta contribui para um envelhecimento saudável

À medida que a população mundial envelhece - abordar a imunização na perspectiva de curso de vida se revela uma prioridade de saúde pública. A ênfase nessa perspectiva propõe a vacinação em todas as etapas da vida, inclusive na fase adulta, como uma estratégia custo-efetiva para a promoção do envelhecimento saudável.
 
O alerta de experts foi publicado pela Aliança Global para o Envelhecimento (Global Coalition on Aging - GAC) em um conjunto de documentos, incluindo um relatório detalhado, lançados com o objetivo de divulgar esse tópico de extrema importância para o envelhecimento saudável, de modo que a imunização de adultos seja inserida como aspecto central da agenda global de políticas públicas. Alexandre Kalache é um dos co-autores do relatório e dos materiais acessórios em inglês:  “Key talking points”, release e Sumário Executivo. Os “Key talking points” tiveram tradução livre pelo ILC-Brazil (Pontos Chave para discussão), abaixo disponíveis.
 
A Aliança Global para o Envelhecimento é uma organização internacional que estimula novos enfoques sobre as questões do envelhecimento populacional, preocupada com a profunda mudança demográfica em curso nas últimas décadas.

Pontos Chave para discussão
 
èA vacinação de adultos é tão importante para a saúde pública do século XXI quanto a vacinação de crianças. O número de pessoas com mais de 60 anos chegará a um bilhão muito em breve e alcançará dois bilhões no meio do século.
 
èAs organizações internacionais começaram a reconhecer o potencial da vacinação de adultos. As organizações “International Federation on Ageing” e “International Longevity Center” reconheceram a importância da imunização de curso de vida. No momento, as taxas permanecem muito abaixo de níveis desejáveis.
 
èCada vez mais pesquisas mostram os benefícios para a saúde e o custo-efetividade da vacinação de adultos. Um estudo mostra o impacto de doenças transmissíveis prevenidas pela vacinação em comparação ao diagnóstico precoce do câncer através de rastreamento e à cessação do hábito de fumar.
 
èA imunização de adultos pode alavancar o sucesso social e econômico no século XXI. Os gestores de políticas públicas deveriam colocar a imunização ao longo do curso de vida no topo de suas agendas, com seis pontos-chave para políticas:
1. Aumentar a consciência sobre os benefícios da imunização ao longo do curso de vida entre os profissionais da Saúde, empresários, grupos de funcionários, sindicatos e o público em geral.
2. Estabelecer ou intensificar sistemas de vigilância para determinar ou monitorar a carga de doenças de adultos preveníveis por vacinas.
3. Conciliar calendários de vacinação de adultos.
4. Incluir imunização de adultos nos prontuários e criar cadastros de imunização de adultos.
5. Integrar vacinação de adultos nos programas públicos e privados.
6. Incluir a vacinação de adultos nos principais serviços preventivos para adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário