sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A Declaração do Rio para uma cultura do cuidado

O Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR) ressalta a importância da "Declaração do Rio de Janeiro - Muito Além de Prevenção e Tratamento: Desenvolvendo uma Cultura do Cuidado" (Declaração do Rio), documento resultante de um encontro de mais de 30 experts internacionais participantes do Fórum Internacional ILC-BR / WDA.
 
A Declaração do Rio destaca a necessidade do estabelecimento de uma cultura de cuidado do idoso que seja inclusiva, focada na pessoa e firmemente fundada nos direitos humanos. O documento recomenda uma nova perspectiva que leve em conta as dimensões de gênero para as políticas do cuidado e para a sociedade. Indica, ainda, a observância das metas para o cuidado constantes da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento pós-2015.
 
Grande ênfase é atribuída pela Declaração do Rio à amplitude do sistema de cuidado, para que se estenda da promoção da saúde até o fim de vida, caracterizando-se por: comunicação, continuidade, coordenação, larga abrangência e vínculos comunitários.
 
A Declaração do Rio encoraja ações especificamente concernentes ao respeito aos direitos da pessoa idosa; aos serviços; planejamento e prestação do cuidado; educação e treinamento e aos ambientes amigáveis ao idoso, de modo que se implante uma cultura do cuidado.
 
O Fórum Internacional ILC-BR / WDA foi o espaço de discussão e proposição da Declaração do Rio, onde se reuniu um grupo composto por algumas das maiores autoridades no campo do envelhecimento - internacionais e nacionais -, representando a sociedade civil, a Academia, organizações intergovernamentais e o setor privado, entre outros. O evento foi realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Rio de Janeiro, em iniciativa conjunta do Centro Internacional de Longevidade Brasil e do Fórum Mundial de Demografia e Envelhecimento (WDA Forum), em cooperação com Bradesco Seguros, Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE) e Universidade do Seguro (UniverSeg). Após revisão e pactuação, a Declaração do Rio foi lançada durante o VII Congresso de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro – GeriatRio 2013, no dia 2 de novembro, com apresentação de Alexandre Kalache, médico, gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil e responsável pelo Fórum ILC-BR / WDA.
 
Por Louise Plouffe - Pesquisadora do ILC-BR
Colaboração Ina Voelcker e Silvia Costa - ILC-BR