terça-feira, 24 de março de 2015

Editorial da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia recomenda mudanças no cuidado à saúde da pessoa idosa

Defensor da renovação do modelo de atenção à saúde do idoso, Renato Veras vem se dedicando à proposição de modelos preventivos e de cuidado integral para o grupo etário das pessoas idosas. Em editorial, ainda inédito, da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (RBGG)*, intitulado “A urgente e imperiosa modificação no cuidado à saúde da pessoa idosa”, o diretor da UnATI/UERJ e editor da RBGG, Renato Veras, discute o modelo reconhecido por muitos como de difícil efetivação – mas não desiste de indicar as mudanças cada vez mais necessárias.
 
No editorial, Renato Veras analisa que o modelo atual de atenção à saúde do idoso se organiza para a cura das doenças de pessoas idosas, quando deveria “evitar o surgimento de doenças”. Para o autor, a quantidade de doenças que caracterizam essa fase da vida são, em sua grande parte, as doenças crônicas não transmissíveis - principais causas de óbito e incapacidade prematura.
 
Portanto, segundo Renato Veras, o modelo de atenção à saúde do idoso deve ser baseado em “prevenção ao longo de todo o curso de vida e em equipes qualificadas e bem preparadas para o cuidado”, como opção diferente e inovadora.

Sobre Renato Veras
 
Renato Veras é médico, Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ). Concluiu o doutorado (PhD) no Guy's Hospital da Universidade de Londres, em 1992, cidade onde fez seu segundo mestrado em Saúde Coletiva (Community Medicine), em 1984, na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM). O primeiro mestrado, em 1982, foi realizado no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre os anos de 1976 e 1978, fez residência médica e especialização. Sua área de pesquisa é Epidemiologia e Doenças Crônicas na Terceira Idade, sendo consultor de agências e órgãos nacionais e internacionais.
 
Em sua “cruzada” na defesa de um novo modelo, Renato Veras, no dia 29 de janeiro deste ano, foi palestrante no “Seminário Modelos de Atenção à Saúde do Idoso”, promovido conjuntamente por Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) e o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe). A moderação foi de Alexandre Kalache, presidente do ILC-BR e co-presidente da Aliança Global de Centros Internacionais de Longevidade (International Longevity Centres Global Alliance – ILC-GA).
 
*A RBGG
 
Fundada em 1998, a Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (RBGG) é uma publicação do Centro de Referência e Documentação sobre Envelhecimento, UnATI - Universidade Aberta da Terceira Idade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem por objetivos publicar e disseminar a produção científica no âmbito da geronto-geriatria e contribuir para o aprofundamento das questões atinentes ao envelhecimento humano. A RBGG é continuação do título anterior da revista: Textos sobre Envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário