sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Experiência espanhola centrada na dignidade do cuidado ao idoso

Erradicar a contenção física ou química que imobiliza o idoso é o objetivo de um conjunto de centros de cuidados da pessoa idosa, na Espanha. O Grupo espanhol Geroresidencias comemora os avanços alcançados para os 1.700 leitos de seus centros, que reduziram para menos de 5% a contenção de idosos no leito. Esse é o principal resultado do projeto La Saleta, criado em Valencia, em 2008, quando havia uma prevalência de 37% de contenção. A prática combatida consiste em manter no leito os pacientes fragilizados, por meio de lençóis firmemente atados ao redor de seus braços ou pelo uso de medicamentos de sedação.

A mudança desse cenário foi informada a Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade, pela espanhola Mary Martinez, diretora técnica do projeto La Saleta. Em sua mensagem, Martinez apresenta dados que revelam os avanços obtidos em iniciativa inovadora nessa área. Alexandre Kalache conheceu Mary Martinez em 2010, quando presidiu o Prêmio da Solidariedade Príncipe Felipe da Espanha, em Pamplona. “Havia vários concorrentes, mas me chamou a atenção esta experiência deles em não sujeitar idosos à contenção física ou psíquica em residências e asilos. Daí, o projeto se chamar desatar”, diz Kalache.

Martinez ressalta que a proposta do projeto La Saleta inclui a formação de profissionais para os centros, com foco na erradicação da contenção e de maus tratos, e a formação de formadores. Este ano, cada centro teve dois de seus profissionais treinados para mapeamento e observação da pessoa com demência, visando o bem-estar e a qualidade de vida.

As diretrizes orientadoras do trabalho nos centros são disseminadas na “Campanha 2012: 12 metas” (Por la dignidad en los Cuidados) e expressam, entre outros, os propósitos de garantir a dignidade nos cuidados básicos centrados na pessoa e que as práticas de todos os centros do grupo estejam livres de contenção física ou química. Este ano planejam, ainda, incorporar a detecção e o tratamento da dor em casos de perdas cognitivas, com implantação de programas de cuidados paliativos.

O Grupo espanhol Geroresidencias foi fundado em Valencia, Espanha, em 1997, e após 10 anos de funcionamento criou a marca “La Saleta”, tendo como princípio o cuidado do idoso centrado na pessoa e o aprimoramento das práticas assistenciais profissionais voltadas às pessoas dependentes. Nessa perspectiva, foi o primeiro grupo na Espanha a adotar o programa “Desatar Físico” e o único no país a implantar o programa “Desatar Químico” – para pessoas com demência.

http://www.lasaleta.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário